GERAL

‘Porta do inferno’ formada na Sibéria cresce em ritmo ‘alarmante’

Publicado

em

Uma das maravilhas e preocupações da geologia contemporânea, a misteriosa cratera de Batagaika, conhecida como a “Porta do Inferno”, está expandindo a uma taxa alarmante na remota Sibéria. Revelado por um estudo conjunto de cientistas alemães e russos, o fenômeno está aumentando a cada ano, engolindo a paisagem em ritmo acelerado.

Localizada na República de Sakha, na Rússia, essa cratera, descoberta em 1991 por imagens de satélite, possui uma extensão impressionante de 990 metros. O que intriga os especialistas é a sua origem e crescimento vertiginoso, impulsionado pelo derretimento do permafrost, que permaneceu congelado por mais de 650 mil anos, sendo a segunda camada de gelo mais antiga do mundo.

Essas mudanças não apenas fornecem um fascinante vislumbre da dinâmica geológica, mas também servem como um marcador preocupante das mudanças climáticas globais. O aumento das temperaturas está desestabilizando o permafrost, anteriormente visto como uma âncora firme da paisagem siberiana.

Com uma equipe de pesquisadores utilizando avançados modelos geológicos 3D, foi possível quantificar o ritmo alarmante de expansão da cratera, com a parede da encosta avançando cerca de 12 metros por ano. Profundidades da cratera, atualmente em 55 metros, também estão derretendo a taxas preocupantes.

Fonte: O Tempo/180 graus Foto: Reprodução

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile