Connect with us

GERAL

Prefeito de Teresina afirma não existir possibilidade de reabrir o comércio: ‘seria uma tragédia’

Publicado

em

O prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) voltou a endurecer o discurso para quem desrespeita o isolamento social na capital e atribuiu a essas pessoas a responsabilidade por disseminarem o coronavírus (SARS-CoV-2) com mais rapidez na cidade. O gestor também afirmou que reabrir o comércio agora “seria uma tragédia”.

Firmino Filho apresentou nesta terça-feira dados da pesquisa por amostragem em Teresina sobre o cenário da Covid-19 na capital. O estudo estima mais de 12 mil infectados, com a taxa de subnotificação de 53 vezes maior. Ou seja, para cada caso confirmado, há outros 53 na cidade.

A previsão, segundo a pesquisa, é de chegar no fim de maio com 32 mil pacientes – dado considerado pelo prefeito como “assustador”, “explosivo” e que ainda não traz segurança para flexibilizar o isolamento.

Prefeito Firmino Filho decreta situação de emergência em Teresina — Foto: Reprodução/TV Clube

Prefeito Firmino Filho decreta situação de emergência em Teresina — Foto: Reprodução/TV Clube

Firmino falou diretamente para quem não respeita a quarentena – que proíbe atividades comerciais, exceto as essenciais, em Teresina. Quem trabalha na “surdina”, segundo o prefeito, está contribuindo para a expansão do coronavírus.

“Não tem a menor possibilidade de reabrir a economia. Seria uma tragédia. E você que está desrespeitando, abrindo na surdina, que está aí… Você está postergando a abertura da cidade, você está ajudando a propagar o vírus. Quando mais desrespeito existir, mais distantes estaremos de abrir a cidade”, comentou Firmino Filho.

Publicidade

O prefeito reforçou a necessidade da política de isolamento. “O vírus está crescendo, e quem está alimentando esse exército invisível são aquelas pessoas que estão quebrando o isolamento social. Nós todos queremos uma luz no fim do túnel, mas só iremos sair com o nosso comportamento. Esse é meu apelo. A gente não quer ver o que está acontecendo em São Luís e Fortaleza. Vamos ficar em casa, é o apelo que faço à população de Teresina”, disse.

Praça Rio Branco, no Centro de Teresina, registra grande circulação de pessoas. — Foto: Dalyne Barbosa/TV Clube

Praça Rio Branco, no Centro de Teresina, registra grande circulação de pessoas. — Foto: Dalyne Barbosa/TV Clube

Pesquisa aponta 12 mil infectados

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), apresentou nesta terça-feira (5) números de mais uma rodada da pesquisa por amostragem feita na capital sobre o real cenário de infectados por coronavírus. De acordo com o estudo, atualmente são 12.492 pessoas com Covid-19, um percentual que cresce de forma “dramática”, segundo comentou Firmino Filho.

Na primeira etapa da pesquisa, eram 4.843 casos. Na segunda, esse número saltou para 7.697 e no último fim de semana atingiu os 12.492. A média de crescimento tem sido de 60% por semana. “Será um final de maio dramático, muitas preocupações e medo”, resumiu Firmino. “É um número assustador”, completou, durante a apresentação da pesquisa.

A taxa de subnotificação é de 53 vezes. Ou seja, para cada caso confirmado na capital, existem outros 53 com coronavírus. Último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) apontou que Teresina contabiliza 540 casos de coronavírus.

Firmino Filho explicou que o crescimento significativo semanalmente chama atenção. “Em duas semanas, serão 32 mil pessoas infectadas. Quero chamar atenção de que agora temos uma medida bastante precisa para dizer que estamos em sérias complicações com esse vírus”, contou o prefeito.

Publicidade

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS