Connect with us

GERAL

Prefeito de Teresina pede desculpas e repudia ação de PMs em condução de lojista que descumpriu decreto: ‘absurdo’

Publicado

em

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), usou as redes sociais na noite dessa segunda-feira (21) para pedir desculpas ao lojista que passou mal após ser detido e algemado por policiais militares ao descumprir decreto de fechamento do comércio. Ele repudiou os excessos cometidos durante a ação de fiscalização.

Um lojista passou mal após ser detido pela Polícia Militar na manhã desta segunda-feira (20), no Parque Piauí, Zona Sul de Teresina. Moradores e comerciantes revoltados gravaram vídeos da ocorrência e chegaram a gritar com os policiais: “ele não é bandido, tira a algema dele”

Lojista passa mal após ser detido ao descumprir decreto em Teresina

Lojista passa mal após ser detido ao descumprir decreto em Teresina

“Acabei de ver as imagens dos excessos cometidos durante as ações de fiscalização das medidas restritivas adotadas para o enfrentamento da pandemia em Teresina. Absurdo!”, declarou.

“Lamento muito a situação e reforço que esse tipo de atitude não reflete o que defendemos, nem em relação ao combate da pandemia, muito menos como forma de trabalho da nossa Guarda Municipal e da fiscalização das SDUs. Por isso, pedimos desculpas”, disse.

Em outra postagem, Firmino afirmou ter determinado a apuração da ação ao secretário de Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Samuel Silveira. O prefeito reforçou que o trabalho de fiscalização deve ser feito de forma respeitosa e não admitirar ‘excessos’ e ‘arbitrariedades’.

“Já conversei com o secretário e delegado Samuel Silveira e determinei a apuração da ação, feita em parceria com a Polícia Militar. Reforcei tb que este trabalho deve ser feito de forma respeitosa, não se admitindo excessos e arbitrariedades, especialmente neste momento difícil”, pontuou.

Firmino reforçou o isolamento social para evitar a disseminação do coronavírus em Teresina. “Ressalto ainda a necessidade de que todos respeitem o isolamento social, observando que estão autorizados a funcionar apenas serviços essenciais”, comentou.

‘Não podemos ter excessos’, diz governador

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), também se posicionou sobre a ação dos policiais militares durante a condução do lojista à Central de Flagrantes. Ele diz entender a importância do trabalho das polícias no cumprimento dos decretos, mas que não pode ter excessos.

Publicidade

Wellington Dias destacou que as imagens do ocorrido no bairro Parque Piauí, Zona Sul de Teresina, foram encaminhadas para a Corregedoria da PMPI. “Determinei a devida análise para os procedimentos legais necessários”, disse.

Notas sobre o caso

Em nota, a Polícia Militar do Piauí informou que foi feita a condução do lojista a Central de Flagrantes por desobediência e desacato. O Comando da PM acrescentou que as imagens do ocorrido foram encaminhadas para a Corregedoria da PMPI, que irá analisá-las e adotará as providências legais que o caso requer.

A Secretaria de Estado da Segurança prometeu também que vai analisar as imagens da ocorrência e destacou que não comunga com nenhum tipo de arbitrariedade e muito menos com truculência contra cidadão.

Publicidade

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS