Connect with us

Bocaina

Prefeito Erivelto Sá fala sobre ações e plano de governo para Bocaina durante programa de rádio

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira, 26 de outubro, o candidato à prefeito de Bocaina, Dr. Erivelto Sá, participou de uma entrevista no Rádio Jornal da Pioneira FM de Teresina, onde foram apresentadas propostas de governo e ações já desenvolvidas durante seu primeiro mandato. O programa foi transmitido também pela rádio Imaculada Conceição FM de Bocaina.

Da série de entrevistas, Erivelto que é candidato à reeleição pelo Progressistas, na coligação “Unidos Por Bocaina” respondeu vários questionamentos que envolvem as dimensões sociais do município. Vários temas foram discutidos com candidato a prefeito de Bocaina.

Habitação

O primeiro tema da entrevista foi sobre Habitação. O prefeito de Bocaina afirmou que conseguiu 50 casas populares rurais através de convênio juntamente com ajuda do senador Ciro Nogueira (Progressistas). Segundo disse, as obras já estão em andamento com a construção vigésima quarta casa. A previsão de entrega das residências é para o próximo ano.

O prefeito de Bocaina afirmou que há um projeto em trâmite para construção de outras 100 casas na zona urbana. “O projeto está sob análise na Caixa Econômica Federal “, disse. “As pessoas que estão dentro do projeto são cadastradas no Cras”, destacou.

Publicidade

Educação

O atual prefeito de Bocaina que é médico e professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí falou sobre outro importante tema, a Educação.

Um dos projetos citados pelo gestor bocainense para o próximo ano é a implantação de um curso pré-vestibular voltado para aquelas pessoas que não têm condições financeiras de custear cursinho particular. “Temos muitos professores de qualidade no município que poderão trabalhar nesse cursinho. Dentre estes, tem professores que trabalham em escolas particulares em Picos. Esse é um dos grandes projetos que temos para gestão”, apontou.

Para o magistério, ou seja, os professores, o prefeito de Bocaina destacou que vai buscar maior qualificação, bem como também reforma de escolas no município, levar creches para onde não tem. “Hoje a cidade de Bocaina tem aulas para o maternal que são crianças com idade de 2 anos ou mais e os pais estão muito satisfeitos. A demanda é muito grande”, ressaltou.

Desenvolvimento econômico

Publicidade

Desenvolvimento econômico foi outro assunto pautado durante participação na rádio. Sobre o assunto foi destacado pelo gestor de Bocaina que plano de diminuição de impostos, visto que o comércio é bastante movimentado. Segundo ele, com essa medida haverá crescimento no comércio e geração de emprego – contratação de profissionais.

Ainda sobre o tema – desenvolvimento econômico – foi citado a barragem de Bocaina, principal ponto turístico do município que recebe pessoas diariamente e principalmente o fluxo aumenta aos fins de semana. “Nossa intenção é trazer mais pessoas e promover mais isenções aos comerciantes. Baixar o máximo possível os impostos e com isso gerar mais circulação de dinheiro, fazer com que as pessoas evitem sair daqui de Bocaina para Picos para fazer suas compras”, disse.

Turismo

O projeto para o setor de turismo em Bocaina, é voltado para a barragem, com proposta de urbanização. “Temos projetos futuros para melhorar a parte de urbanização da barragem, ou seja, fazer como se fosse aquela praia de água doce com a finalidade de aumentar cada vez mais o público. Nosso intuito é cada vez melhorar mais e aumentar o fluxo gerando desenvolvimento econômico para o município”, pontuou.

Agricultura

Publicidade

A Agricultura foi destaque também, uma vez que ainda movimenta o setor trabalhista. Em seu projeto para o homem do campo, citou abertura de crédito junto à Caixa Econômica por meio de convênio com a Prefeitura de Bocaina através da Secretaria de Agricultura para levar linhas de crédito ao pequeno agricultor. “É um incentivo com taxas quase zero que com certeza conseguiremos para esse próximo ano”, revelou.

Através do senador Ciro Nogueira foi angariado recursos de implementos com um trator agrícola que será disponibilizado para os agricultores a custo zero mediante agendamento como forma de garantir transparência. “O Trator será disponibilizado um ou dois dias para o agricultor. Com certeza terá um custo menor e produção maior, mediante agendamento transparente”, enfatizou.

Foi citado durante a entrevista ainda sobre o tema agricultura, a distribuição de sementes para os agricultores através um cadastro.

Um dos projetos que visa fortalecer a agricultura, mencionado pelo prefeito de Bocaina é a plantação de hortas comunitárias que segundo o gestor vai viabilizar o consumo e também a renda. Ele ressaltou ainda que dentro desse projeto está voltado também para a educação, ou seja, a produção do alimento de qualidade como verduras e frutas que são obrigatórios no cardápio alimentar vai proporcionar ao produtor facilidade de renda, uma vez que a Secretaria de Educação passará a adquirir.

O Seguro Safra que é um projeto do governo federal e tem por finalidade garantir ao produtor que o mesmo seja ressarcido mediante prejuízo por falta de chuva ou excesso que provoque perda na lavoura foi citado pelo prefeito durante entrevista realizada pela rádio Pioneira e transmitida pela rádio Imaculada Conceição FM de Bocaina.

Publicidade

Saúde

Na saúde, políticas de ações preventivas foi destaque do assunto. Entre obras e benfeitorias, duas unidades básicas de saúde foram concluídas no mandato do prefeito Erivelton que é candidato à reeleição e também há uma que está em andamento com previsão de término e inauguração para o mês de dezembro.

“Finalizamos uma academia de saúde e estamos construindo outra academia […] Ao invés dos pacientes virem até o município vamos levar profissionais para o interior. Esse é um programa importantíssimo”, falou destacando a frota de veículos da Secretaria Municipal de Saúde. “Conseguimos uma ambulância para o SAMU e uma para o hospital, ou seja, hoje o município vive outra saúde”, pontuou.

Meio Ambiente

O período mais crítico que são os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro no tocante à queimadas e preservação do meio ambiente, é tentar através de maquinário como carro-pipa retroescavadeira limpar o máximo possível de locais onde possam a ser focos de incêndio. Durante entrevista, Erivelto destacou que o município não possui Corpo de Bombeiro e reconheceu ainda a situação da corporação em Picos.

Publicidade

Abastecimento

Erivelto destacou que há projeto de encanamento de água oriundo da barragem como fonte de abastecimento para as comunidades como Caiamba e Lagoa Grande, inclusive fomentar o desenvolvimento de hortas comunitárias e suas estruturas promovendo a produção agrícola com mais qualidade.

Covid-19

Indagado sobre o decreto do governo estadual caso seja estendido para o próximo ano restringindo a abertura do comércio, ele destacou que o objetivo não é fechar o comércio, mas sim vistoriar as medidas sanitárias, corretas, ou seja, distanciamento entre mesas, álcool em gel, uso de máscaras. “Nós iremos trabalhar nesse sentido. A taxa de covid no município está controlada, onde 95% dos casos estão curados e então iremos trabalhar nesse sentido, onde tentaremos ao máximo não adotar medidas de forma rigorosa”, destacou.

Artistas e Cultura

Publicidade

Para o setor, Erivelto destacou em seu plano de governo o projeto para estímulo maior voltado para artistas locais. “Qualquer evento que tiver tem que haver a participação de artista local”, reforçou o prefeito de Bocaina falando sobre eventos voltados também apenas para artistas locais. “É um projeto que será desenvolvido com toda certeza”, declarou.

Esporte

Sobre o fomento ao esporte no tocante ao futebol foi citado pelos ouvintes o tradicional time que muito representou Bocaina em campeonatos da região. Sobre a colocação o gestor destacou que pretende construir um estádio municipal e que já foi discutido com Senador Ciro Nogueira. “A verba veio em gestões passadas, mas não foi construído”, lembrou.

Em seu projeto de estímulo ao futebol Erivelton mencionou visando levar professores na formação de escolinha de base. “Além de ter um futuro pela frente, o esporte tira aquelas pessoas ociosas do mundo do álcool e das drogas “, ressaltou. “É uma das prioridades do meu mandato e será desenvolvido sem dúvida nenhuma”, afirmou.

Outro questionamento foi o Cemitério Santa Rosa que está com sua capacidade quase completa. Sobre o assunto ele apresentou uma medida temporária onde existe um terreno ao lado do espaço e classificou com entrave na ampliação, mas que objetiva resolver. De acordo com o prefeito, um dos locais que serve como alternativa a ser construído como pretende e está em análise é o espaço onde foi desinstalado o lixão.

Publicidade

Ao final da entrevista o prefeito de Bocaina em suas considerações finais ressaltou parte de algumas melhorias angariadas para o município. “Foram construídos UBS, academias de saúde. Trouxemos caminhão compactador de lixo, ambulância para o SAMU e ambulância para o hospital. Conseguimos o asfalto para o interior e para cidade que inclusive estamos começando. Estamos tirando o Lixão da cidade de Bocaina que é um sonho da população há 20 anos. Iremos construir estádio de futebol, novos cemitérios e temos tudo para continuar crescendo com paz”, concluiu o prefeito de Bocaina, Erivelto de Sá Barros, que é candidato à reeleição.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS