Connect with us

Bocaina

Prefeitura de Bocaina e Secretaria Municipal de Educação aderem ao programa Educação na Idade Certa

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Bocaina em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (SEME), fizeram nesta quarta-feira (19), a adesão ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O programa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais comprometem-se a alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática. Realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo Inep, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental. No caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.

Segundo informou a secretária municipal de Educação de Bocaina, Simone Granjeiro, o prefeito Dr. Erivelto Barros (Progressistas) assinou o termo de adesão ontem terça-feira, e hoje foi a vez da SEME assinar o termo para aderir ao programa, pois a mesma juntamente com a professora Diuva Santos de Araújo Silva participaram de uma reunião com outros dirigentes municipais, e lá foi debatido sobre o tema e feito os esclarecimentos necessários para que o município pudesse aderir.

A gestora falou também que será lançado um edital do programa onde vai abrir vaga para um coordenador, e dois formadores, pois essas três pessoas se incorporarão aos trabalhos da secretaria de Educação do município, disse ela.

Para a secretária, esse programa é muito importante, pois tem como uma das principais metas garantir o direito à alfabetização plena a todas as crianças até os oito anos de idade. “O objetivo, de acordo com o MEC, é formar educadores críticos, que proponham soluções criativas para os problemas enfrentados pelas crianças em processo de alfabetização”, falou ele numa referência ao Ministério da Educação.

Publicidade

Simone Granjeiro informou ainda que uma das metas estabelecidas pelo prefeito Dr. Erivelto Barros (Progressistas), é que a SEME participe de todos os programas governamentais para que a educação do município continue com um ensino de boa qualidade para todos. Ela disse também que toda a equipe da secretaria estar de parabéns pelo belo trabalho que vem realizando até aqui, e fez questão de agradecer a Dra. Fátima Sá pela força e apoio que sempre deu durante sua gestão, frisou ela.

 

Fonte: Agora ED

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS