Prefeitura de Geminiano distribui 4 mil mudas de caju para agricultores 
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 24/02/21

Prefeitura de Geminiano distribui 4 mil mudas de caju para agricultores 

A Prefeitura de Geminiano, através da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou uma importante ação visando promover e fortalecer a cajucultura no município. O governo municipal fez a distribuição de mudas de caju para agricultores familiares.

A ação foi realizada em parceria Secretaria de Estado da Agricultura Familiar – SAF, que fez a doação das mudas de caju. O município foi beneficiado com 4 mil mudas de caju, distribuídas para famílias de produtores rurais de várias comunidades de Geminiano.

Cada agricultor  foi contemplado com aproximadamente 50 mudas de caju, sendo usado como critério, as condições adequadas e favoráveis da propriedade a ser plantada.

Em entrevista, o secretário de Agricultura, Edmundo Sousa Chagas, disse que o objetivo principal da ação é fortalecer o sistema de produção da agricultura familiar.  “É necessário criar um cenário adequando para o agricultor, onde ele tenha condições de produzir.  Temos consciência da importância da agricultura familiar, portanto  nosso foco é desenvolver ações no sentido de promover, aprimorar e alavancar a  produção rural, e em especial a cajucultura”, afirmou.

Edmundo ainda destacou, que o município tem as condições necessárias  para produzir caju com qualidade, inclusive, tanto para a demanda local, como no sentido de fornecer para outros  municípios, criando receita e fortalecendo o agricultor.

À frente da pasta, o gestor frisou, que também é agricultor, e portanto conhece as carências do setor, e que vai continuar trabalhando políticas públicas pensadas para desenvolver o agricultura familiar. Ele ainda informou que o município aguarda mais uma remessa de mudas de caju para fazer a distribuição aos agricultores.

Ele também agradeceu a sua equipe pelo trabalho, empenho e dedicação nas ações,   e frisou que mesmo com as dificuldades enfrentadas, tendo em vista, ser uma Secretaria sem recursos próprios, mas com o apoio dado pelo prefeito Erculano Carvalho, nas atividades, vai  fazer o seu  melhor pela agricultura do município.

Mais ações

O secretário informou que a Secretaria de Agricultura, vai fazer um levantamento para mapear todas atividades de produção e criação existentes no município. “Após fazer esse mapeamento vamos reunir os agricultores por comunidades para dialogar e assim buscar parcerias que possam atender as demandas do agricultor, conforme a sua atividade.

Ele ainda elencou metas para pasta. “Queremos adquirir equipamentos como um trator agrícola e uma máquina de fazer cera violável, para beneficiar setores de grandes demandas em nosso município”, disse.

 

Fotos:

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

GERAL

Experiência de Oeiras em Saúde do Homem é destaque internacional

Oeiras foi um dos municípios convidados para o Seminário Internacional de Saúde do Homem na Tríplice Fronteira, realizado entre 25 e 27 de setembro, pela Itaipu Binacional e Grupo de

GERAL

Senac oferta 1.600 vagas de cursos gratuitos; veja como participar

O Programa Senac de Gratuidade (PSG) no Piauí oferta ainda para o ano de 2020, dois editais com 1.649 vagas no total. As aulas serão na modalidade  remota com aulas

GERAL

Em jogo de oito gols e duas viradas, Flamengo e Vasco empatam no Maracanã

Anota aí: sete gols a favor, um contra, duas viradas, 11 cartões… Não perca a conta: pênalti, confusão, provocações… Teve tudo isso e mais um pouco no Flamengo x Vasco