Connect with us

GERAL

Prefeitura de Picos entrega UBS à comunidade Morro Grande, zona rural do município

Publicado

em

A Prefeitura de Picos entregou, neste sábado (13), mais uma obra para a comunidade da zona rural. Na feita, a população de Morro Grande recebeu a Unidade Básica de Saúde Joaquim Antônio de Araújo, em homenagem ao pai do ex-prefeito de Picos, Dr. Abel Araújo.

Para o Pe. Walmir Lima, a comunidade necessitava de um posto médico, por ser distante do centro da cidade e por ser um povoado de médio porte. Ele também achou justa a homenagem a Joaquim Araújo.

“Estamos aqui entregando mais um posto médico, proporcionando às pessoas a possibilidade de ter uma saúde digna com atendimento perto de casa. Aqui é uma comunidade que possui cerca de 50 famílias, as quais precisavam se deslocar para comunidades mais distantes, ou até mesmo para a zona urbana, a fim de terem suas necessidades médicas atendidas. E agora não vão mais precisar disso, pois têm na porta de casa, a partir de agora, o atendimento necessário. É uma UBS que vai receber o nome do senhor Joaquim Antônio de Araújo, pai de Dr. Abel, ex-prefeito de Picos, que também ajuda a comunidade de Morro Grande com atendimentos. Então é uma homenagem merecida. Vale ressaltar também que a nossa intenção é levar, cada vez mais, oportunidades ao menos favorecidos”, disse ele.

O secretário municipal de saúde de Picos, Dr. Júnior Santos, relatou estar satisfeito com mais essa entrega que beneficia mais uma comunidade da zona rural.

“Ficamos satisfeitíssimos por mais a entrega dessa obra, principalmente nessa localidade que não tinha posto de saúde. Sempre nos entristecemos quando chegamos a uma comunidade e que lá não tem posto de saúde ou se encontra fechado, porque uma UBS é uma necessidade de toda a população, especialmente dos idosos e crianças. Então nos sensibilizamos com isso e trouxemos essa UBS para cá. É preciso atender esse público que vive longe da zona urbana e não tem facilidade com atendimento médico. Agora eles podem celebrar porque além de terem um posto de atendimento, ele é climatizado e com estrutura de qualidade”, declarou.

Publicidade

Filho do homenageado, o ex-prefeito de Picos, Abel Araújo, declarou estar satisfeito com a honra a seu genitor e pela atenção à comunidade da qual é filho. “Me sinto muito feliz pela homenagem a meu pai, mas, principalmente, por ser na região em que nasci, que é uma região carente desse atenção médica”.

Max Araújo, neto do homenageado e filho de Dr. Abel, esteve presente na solenidade de entrega da UBS. Também médico, assim como o pai, ele pontou a importância da comunidade receber o posto e parabenizou a administração municipal pelo trabalho que vem desenvolvendo no município.

“É de suma importância entregar uma UBS a uma comunidade, especialmente da zona rural, porque há necessidades físicas que podem ser resolvidas aqui, não é preciso se dirigir a um hospital. Parabenizo a gestão do Padre Walmir por essa iniciativa, especialmente por essa região ser das minhas raízes, a terra do meu pai. Ele nasceu e se criou aqui, a Unidade de Saúde leva o nome de meu avô, então fico mais feliz ainda por conta disso”, declarou.

Maria Nazaré de Lima, moradora da região, também esboçou sua satisfação em ter agora, pertinho de casa, atendimento médico que, outrora, era precário. “Estou muito feliz com a construção desse posto. Antigamente a gente precisava ir até a cidade, e agora já temos o posto aqui. Temos o médico para nos atender pertinho de casa, indo a pé e voltando também, sem muita dificuldade. Então estou muito feliz, até porque a idade da gente está bem avançada, e para ir para o centro de Picos é bem desgastante”.

Maria Nazaré / Imagem: Daniel Holanda

Erivelto Sá, prefeito de Bocaina, também parabenizou a administração municipal por estar ofertando à comunidade de Morro Grande acessibilidade em atendimento médico.

Publicidade

“Mesmo com a crise que estamos vivenciando, parabenizo o prefeito Padre Walmir pelo trabalho que tem desenvolvido em Picos, com esse grande número de inaugurações. Até brinquei com ele que nem na prefeitura deve estar pisando porque é o tempo todo inaugurando obra fora dela. É uma obra muito importante para a comunidade. Se é complicado para um jovem, imagine um idoso ter que se deslocar dessa comunidade para outro lugar, muitas vezes sem nem ter transporte, para poder se consultar com um médico. Por isso parabenizo, por dar acessibilidade a esse povo em ter um posto de saúde perto de casa. Agora é trazer médico e não deixar faltar medicamentos, para que essa obra seja de grande utilidade. Falo isso, mas já sabendo que o secretário fará isso. Então, parabéns a essa administração de Picos”, falou em seu discurso.

Estiveram presentes: o prefeito de Picos, Padre Walmir de Lima; o prefeito de Bocaina, Erivelto Sá; o secretário municipal de Saúde, Júnior Santos; os vereadores Renato, Rinaldinho, Antônio Moura e Simão Carvalho; o ex-prefeito de Picos, Abel Araújo e os filhos Max e Abelzinho Araújo; a ex-vereadora de Picos, Fátima Sá; o deputado estadual, Pablo Santos; a secretária de Meio Ambiente, Maria Santana; e o diretor de finanças da SEMAM, Francisco Armínio, assim como demais profissionais da saúde e a população da comunidade em geral.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS