Connect with us

GERAL

Prefeitura de Picos faz trabalho de prevenção a inverno com reforma de galerias e escadarias

Publicado

em

Como meio de prevenção ao inverno, a Secretaria de Defesa civil iniciou, em Picos, um trabalho intensivo de recuperação de galerias e escadarias. A ação tem por objetivo inibir os transtornos que anualmente acontecem com o período chuvoso.

De acordo com o secretário Antônio Afonso, a proposta é que de até o fim de novembro toda essa obra esteja concluída, antes que se iniciem as chuvas na cidade.

“Nosso propósito é recuperarmos todas as escadas aqui de Picos. Iniciamos com a da Rua Coronel Antônio Rodrigues, que fica na rua da Praça Josino Ferreira e que sobe o Morro da Mariana até a caixa d’água. Iniciamos, também, hoje, a que liga o Banco do Brasil até a Aerolândia. Fizemos a recuperação de várias galerias, fizemos uma limpeza mesmo, e nivelamos locais desnivelados, para que a água não fique empoçada quando as chuvas vierem”, explicou ele.

Antônio Afonso relatou que após essas duas escadarias, será realizado um estudo das que estiverem mais danificadas a fim de que sejam reformadas com urgência.

“Vamos ainda, quando terminar essas reformas, analisar as demais escadas e pegar as mais danificadas, as que forem mais urgentes. Sabemos que temos muito trabalho aqui em Picos e não sei se será possível concluir tudo em tão pouco tempo antes da chegada do inverno, por isso vamos para os casos mais urgentes. Contudo, quero ressaltar que estamos a todo gás para concluirmos todas as obras que estiverem pendentes o mais rápido possível”, destacou.

Publicidade

O recursos utilizados nas obras são oriundos do próprio tesouro municipal, conforme afirma o secretário. Ele relata que não sabe ao certo o que já foi gasto, pois os materiais e mão de obra são da parte da Secretaria de Obras.

“No momento não tivemos nenhum recurso federal, estadual ou das bancadas. São recursos do próprio município. O prefeito está dando toda a estrutura, todas as condições para trabalharmos. E estamos com vontade de trabalhar, de trazer mudança para nossa Picos. Não sabemos quanto já foi e quanto está sendo gasto, pois todo material utilizado e mão de obra é da Secretaria de Obras. Nossa secretaria não tem recursos próprios ainda”, disse.

Ele ressaltou que mais importante que a atuação da Defesa Civil no período chuvoso, é o trabalho que a pasta exerce antes da vinda do inverno o qual, além de diminuir os transtornos, ainda rebaixa os gastos.

“Já estamos fazendo um trabalho preventivo nas galerias para que quando chegue o inverno, não tenhamos aquele problema com galerias estouradas, danificando casas. Se Deus quiser, quando chegar o inverno, vai ser uma preocupação a menos. Sem contar que vai ser também uma despesa a menos, porque quando a gente trabalha preventivamente o gasto é muito menor do que depois, quando se estoura uma galeria e faz com que o gasto seja muito maior”, pontuou.

Imagens: Ccom

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS