Prefeitura de Teresina estuda contratar médicos de outros estados para trabalho nas UTIs de Covid-19
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 16/06/20

Prefeitura de Teresina estuda contratar médicos de outros estados para trabalho nas UTIs de Covid-19

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), admitiu nesta terça-feira (16) a possibilidade da contratação de médicos de outros estados para atender a rede municipal de saúde da capital do Piauí no tratamento da Covid-19.

A prefeitura, segundo Firmino Filho, tem encontrado dificuldades para contratar médicos que atuem nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), onde são internados os casos mais graves de pacientes com Covid-19. No último fim de semana, houve uma convocação de emergência para esses profissionais.

“Estamos trabalhando a possibilidade, a gente não quer fazer isso, mas eventualmente precisaremos contratar médicos de outros estados, da região Sudeste [por exemplo]. Estamos trabalhando essa alternativa, mas queremos ter a maior quantidade de médicos da nossa cidade para que possam contribuir com esse momento importante. Mas, há a alternativa de médicos de outros estados para que se possa completar”, disse o prefeito, em entrevista à TV Clube.

“Avançamos muito com a chegada de 70 ventiladores para a rede municipal, mas temos encontrados outros limites como a escassez de mão de obra qualificada, de médicos plantonistas. Chamamos todos os médicos no último processo seletivo, melhoramos a remuneração, precisamos de médicos, mas estamos com muita dificuldade para fechar os plantões”, completou.

Firmino Filho fez um apelo à categoria médica.

“Estamos focando aqui primeiro, fazendo o chamamento. Você que é médico, tem experiência, quer contribuir com a luta, melhor que ficar no grupo de WhatsApp passando informação para cima e para baixo. Procure o HUT [Hospital de Urgência de Teresina], estamos precisando de gente para trabalhar. A população está precisando”, disse.

“Vocês que têm compromisso com a vida, vocês estão sendo chamados para servir ao nosso povo. Faço esse chamamento para darmos a assistência mínima necessária para que as pessoas possam lutar pela vida em uma UTI”, completou Firmino.

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) terá 60 novos leitos de UTI nesta semana, mas, segundo Firmino Filho, não há médicos suficientes para atender aos plantões.

“Nesse final de semana, não havia mais capacidade na rede privada, muita gente procurando as Unidades de Pronto Atendimento e os hospitais municipais, é uma demonstração que a doença ataca a pessoa e o sistema de saúde. Pode chegar ao ponto onde dezenas de pessoas não poderão ser assistidas, temos que evitar que isso aconteça”, comentou Firmino.

Leito de internação em UTI no Piauí  — Foto: CCOM

Leito de internação em UTI no Piauí — Foto: CCOM

Teresina registrou 204 novos casos de COVID-19 e 10 óbitos em 24 horas. Estes são os números mais recentes do Painel Epidemiológico, divulgado na noite de segunda-feira (15), pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). Agora, Teresina soma 4.624 casos da doença, além de 217 mortes pelo novo coronavírus.

Fonte: G1

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Jaicós

PJ organiza evento para comemorar a Semana do Estudante em Jaicós. Veja a programação!

A cidade de Jaicós sedia no dia 23 de agosto um grande evento para comemorar a Semana do Estudante 2014, uma atividade promovida anualmente por quatro Pastorais da Juventude. Organizado

GERAL

Gráfica do Detran atrasa emissão de CNH e usuários são prejudicados

Quem precisar emitir pela primeira vez ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação nos postos do Departamento de Trânsito – DETRAN- pode passar vários dias sem receber o documento. Segundo

MUNICÍPIOS 0 Comments

QUEIMADA NOVA | Concurso oferece 93 vagas e salário até R$ 5,5 mil

A Prefeitura e a Câmara de Queimada Nova do Piauí publicaram edital de concurso para preencher 93 vagas, em todos os níveis escolares. As inscrições vão até dia 11 de