Presídios do Piauí vão ter novo sistema de classificação de presos
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 16/03/18

Presídios do Piauí vão ter novo sistema de classificação de presos

O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, reuniu-se, nesta quinta-feira (15), com os diretores e gerentes de todas as unidades do sistema penitenciário do Piauí. O encontro tratou de reforços em ações nos presídios do estado, dentre elas o levantamento de informações de inteligência e a divisão de presos seguindo metodologias usadas por países referência no setor carcerário.

“Reforçarmos nossas metas e garantimos encaminhamento das ações de segurança no sistema penitenciário, com foco na implantação do sistema de classificação de presos de acordo com os níveis de periculosidade. É modernidade nos presídios e tranquilidade para a população”, assegurou o secretário de Justiça, Daniel Oliveira.

  • Foto: Divulgação/AscomReunião realizada por Daniel OliveiraReunião realizada por Daniel Oliveira

Vários países do mundo, dentre eles o Canadá, distribuem seus presos seguindo a relação entre crime e criminoso. Os detentos são divididos em celas de acordo com seus crimes e com um nível de risco, se são alto médio ou de baixo risco. O sistema de classificação é uma forma de impedir que um criminoso de alta periculosidade absorva presos de menor risco para suas organizações criminosas.

Outro ponto ligado à inteligência policial penitenciária está o monitoramento georreferenciado dos detentos que vai relacionar a entrada e as transferências de presos e cruzar essas informações com a inteligência de outras unidades prisionais do Piauí e de estados vizinhos.

Sistema Nacional

As ações são encaminhamento das decisões apontadas pelo colegiado de Secretários Estaduais de Justiça e aprovadas pelo Fórum de Governadores do Nordeste, que se reuniu no início deste mês em Teresina, e firmou o Sistema Único e Nacional de Segurança Pública.

Em Fortaleza, nesta quinta (15), o governador Wellington Dias e outros chefes de executivo estaduais anunciaram a implantação do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional do Nordeste, que vai reunir informações dos órgãos ligados à Segurança e Justiça dos estados.

Fonte: GP1 | Foto: reprodução

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

Picos

Em Picos, mãe pede ajuda para criança que sofre de hidronefrose bilateral. Saiba como ajudar!

Issac Lucas do Nascimento Silva tem apenas 06 anos e sofre com hidronefrose bilateral. Por conta da doença os familiares da criança fazem apelo para as pessoas ajudarem no custeio

ENTRETENIMENTO

Saia Rodada ultrapassa Wesley Safadão e tem o CD mais ouvido da história

Bombando nas rádios de todo o país com o hit ‘Bebe e vem me procurar’, a banda Saia Rodada comemora mais uma grande conquista. O CD lançado em abril deste

GERAL

Anvisa aprova novo tratamento para combater diabetes tipo 2

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, nesta segunda-feira, a aprovação de um medicamento que oferece mais uma alternativa para o controle glicêmico de pacientes diabéticos. O Soliqua (insulina