Connect with us

GERAL

Procura por armas e aulas em stands de tiro dobraram no Piauí após decreto presidencial

Publicado

em

A procura por aulas em stands de tiro cresceu 100% e a busca por armas em lojas especializadas aumentou cerca de 40% na última semana, no Piauí. Um decreto que facilita a posse de armas de fogo foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 15 de janeiro.

Wagner Costa, instrutor de tiro, contou que a procura cresceu em 100% no lugar onde ele ensina, dentre outras coisas, os fundamentos do tiro.

“A busca dobrou esse mês pelo curso. Uma coisa que é fundamental e que todos os instrutores falam muito são as regras de segurança com armas de fogo, a conduta no stand, balística e os fundamentos do tiro propriamente falando”, explica.

Hoje no Piauí há 7.481 registros ativos de armas de fogo, sendo 2.272 pra pessoas físicas. Todo o processo para a obtenção da posse de arma leva cerca de dois meses.

Em uma loja especializada, o proprietário Antônio Maria Martins diz que a procura cresceu entre 30% e 40%. A maioria das pessoas, segundo ele, ainda tem dúvidas sobre o que mudou e o que é necessário para ter direito à posse de armas.

“As pessoas querem saber o que foi diminuído nos documentos que elas precisam pra ter uma arma. O presidente disse que ia desburocratizar o acesso e em função disso as pessoas questão buscando. Mas é preciso saber que além do documento, tem que fazer o curso em um stand de tiros para saber se tem condições ou não de ter uma arma. Depois entrega os documentos na Polícia Federal, que vai analisar e dizer se você pode ou não comprar”, diz ele.

Publicidade
Busca por armas também aumentou.  — Foto: Reprodução/TV Clube

Busca por armas também aumentou. — Foto: Reprodução/TV Clube

Porte e posse

O instrutor Wagner destaca que é importante que as pessoas saibam a diferença entre o porte e a posse de armas. O decreto facilita a posse, que permite apenas manter uma arma em casa ou em estabelecimento comercial. Para portar uma arma na rua, as regras são bem mais rigorosas.

“Somente algumas pessoas podem ter direito ao porte e não pode beber [bebida alcoólica] e nem ficar em locais públicos de grande circulação, mesmo para quem tem direito ao porte. Isso é permitido apenas a policiais”, explica.

Fonte: G1 Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS