Connect with us

GERAL

Professor destaca o que não esquecer para um bom resultado na prova do Enem

Publicado

em

O Ingresso Universitário convidou, nesta sexta-feira (7), o professor de física Lucas Matheus para apontar os principais tópicos da matéria dentro da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A avaliação este ano será aplicada nos dias 13 e 20 de novembro.

O que vai cair?

As questões de física no Enem são aplicadas na segunda etapa, na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A partir da análise de edições anteriores do Enem, o professor constata como pilares: mecânica – com destaque para as Leis de Newton e cinemática; hidrostática; termodinâmica; e elétrica.

“Eu sei que você tá um pouco apreensivo, nervoso, ansioso com esse segundo dia que envolve questões de matemática e natureza, mas fique tranquilo. Estamos aqui pra relembrar os principais tópicos da sua preparação”, comentou.

Ingresso Universitário 2022: Professor Lucas Matheus tira dúvidas de física — Foto: Ilanna Serena/g1
Ingresso Universitário 2022: Professor Lucas Matheus tira dúvidas de física — Foto: Ilanna Serena/g1

Saiba o que estudar em cada um dos tópicos:

  • Três leis de Isaac Newton

Não esqueça: a primeira, a Lei da Inércia, considera que todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.

“Trata de uma situação que o corpo possui uma força resultante igual a zero. Ou seja, está em uma situação de equilíbrio. Se está em repouso, permanece em repouso. Se ele está em movimento, permanece em movimento com velocidade constante”, explicou o professor Lucas Matheus.

Publicidade

A segunda é o Princípio Fundamental da Dinâmica, que afirma que a mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é aplicada.

“A força resultante que atua em um corpo é um produto entre a sua massa e sua aceleração. Ou seja, força resultante e aceleração são grandezas diretamente proporcionais, que possuem vetores com mesma direção e mesmo sentido”, comentou.

Por fim, o Princípio da Ação e Reação determina que toda ação promove uma reação oposta e de igual intensidade.

  • Hidrostática

Revise conceitos como densidade e pressão relacionados aos líquidos em equilíbrio estático.

Física no Ingresso Universitário: professor revela o que não esquecer para um bom resultado na prova do Enem — Foto: Divulgação
Física no Ingresso Universitário: professor revela o que não esquecer para um bom resultado na prova do Enem — Foto: Divulgação
  • Cinemática

Diferencie os movimento retilíneo uniforme (MRU), movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) e movimento circular uniforme (MCU); e analise as aplicações das forças de atrito em situações do cotidiano, como o movimento de um carro.

Termodinâmica

Relembre como funcionam as máquinas térmicas e como calcular o rendimento; recorde também a teoria cinética dos gases e a relação entre pressão (p), volume (v) e temperatura (t).

Publicidade

Dica: lembre que, em situações reais, o rendimento das máquinas térmicas não chega a 100%.

  • Elétrica

Dê prioridade ao estudo de circuitos elétricos – saiba principalmente como identificar o sentido e as divisões das correntes elétricas em cada nó de um circuito. Relembre também qual a função do resistor, do capacitor e do gerador.

“Lembre: você está preparado, viu os principais tópicos e agora o que precisa é ter calma e tranquilidade suficientes pra colocar no papel aquilo que estudou nos últimos anos”, concluiu o professor Lucas Matheus.

Fonte: G1 Piauí

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS