Connect with us

GERAL

Professores da rede estadual de ensino fazem manifestação em frente ao Palácio de Karnak

Publicado

em

Professores da rede estadual de ensino do Piauí fizeram uma manifestação, na manhã desta quinta-feira (19), em frente ao Palácio de Karnak, sede do governo do estado, no Centro de Teresina. Os profissionais reivindicam reajuste salarial e melhores condições de trabalho.

Na terça-feira (17), o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) determinou o retorno das aulas da rede estadual para o dia 23 de maio e dobrou o valor da multa em caso de descumprimento, por desobediência à primeira decisão judicial.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (Sinte-PI) afirmou que ainda não foi formalmente notificado sobre a decisão e que, independente disso, não há previsão de volta dos professores, “pois o estado precisa entrar com pedido de cobrança, além da notificação”.

A greve da categoria foi declarada ilegal no dia 13 de abril. Na ocasião, a Justiça determinou a suspensão imediata da greve da categoria e estabeleceu a multa diária de R$ 10 mil, mas as aulas permaneceram suspensas.

Manifestação dos professores em Teresina — Foto: Reprodução/Sinte-PI

Manifestação dos professores em Teresina — Foto: Reprodução/Sinte-PI

O sindicato comunicou ainda que o estado se recusa a participar de uma audiência de conciliação com os representantes da classe. O g1 procurou o governo, mas não recebeu posicionamento até a publicação desta reportagem.

Publicidade

Anteriormente, a administração estadual afirmou que está empenhada, dentro das suas possibilidades financeiras, em valorizar o trabalho dos servidores estaduais.

A greve dos professores completou 86 dias nesta quinta. Os professores exigem o reajuste de 33,24%, conforme definido pelo Governo Federal, além de 17% relacionado aos anos de 2019 e 2020.

A Assembleia Legislativa aprovou, em março, o reajuste de 14,17% para os professores da rede estadual. Com a aprovação, o novo piso salarial dos profissionais do magistério, que trabalham 40 horas semanais, é de R$ 3.845,66.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS