Professores e pais de alunos interditam rua em ato contra fechamento de escolas em Teresina
Publicado por: | Data: 06/05/20

Professores e pais de alunos interditam rua em ato contra fechamento de escolas em Teresina

Professores e pais de alunos matriculados na Unidade Escolar Cenecista Popular de Teresina e no Colégio Cenecista Deputado Átila Lira, ambos vinculados à Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (Cnec), realizaram protestos na manhã desta quarta-feira (6) contra o encerramento das atividades das unidades em Teresina. As justificativas dadas para o encerramento das atividades foram as consequências econômicas causadas pela pandemia do novo coronavírus.

As manifestações se iniciaram simultaneamente por volta das 9h da manhã em frente às duas escolas. No Colégio Cenecista Deputado Átila Lira, no Bairro Renascença, manifestantes bloquearam ambas as vias da Avenida Noé Mendes, utilizando troncos de árvores e uma barreira humana formada por pais dos alunos, o que impediu a passagem de veículos em ambos os sentidos.

Na Unidade Escolar Cenecista Popular de Teresina, no Bairro Vermelha, pais de alunos se aglomeraram e gritaram palavras de ordem pedindo o cumprimento do contrato assinado no início do período letivo e o retorno das aulas que estavam acontecendo através de uma plataforma digital.

Protesto contra fechamento de escola mobiliza professores e pais de alunos em Teresina — Foto: Arquivo pessoal

Protesto contra fechamento de escola mobiliza professores e pais de alunos em Teresina — Foto: Arquivo pessoal

De acordo a diretora do Colégio Cenecista Deputado Átila Lira, Renata Oliveira, o anúncio do encerramento das atividades foi feito através de um ofício enviado para as direções das duas unidades.

“Eu tenho nove anos na instituição e nunca tinha vivenciado uma situação como essa. Eles desligaram a diretora do Colégio Popular e me reportaram como a responsável pelo encerramento das atividades lá, mas eu não tenho nenhuma procuração legal para assinar ou responder pela instituição”, explicou.

A vendedora Cíntia Guimarães, mães de Guilherme, de 8 anos, que estava matriculado no 1º ano do ensino fundamental do Colégio Cenecista Deputado Átila Lira, informou que gastou cerca de R$ 350 com a compra de material escolar no início do período letivo e que recebeu a notícia do fechamento da unidade através de uma rede social.

Protesto contra fechamento de escola mobiliza professores e pais de alunos em Teresina — Foto: Arquivo pessoal

Protesto contra fechamento de escola mobiliza professores e pais de alunos em Teresina — Foto: Arquivo pessoal

“Os pais foram pegos de surpresa, pois receberam a notícia do fechamento da escola por uma mensagem em uma rede social. Não teve nenhum comunicado oficial, sendo que na segunda-feira (4) teve aula normal na plataforma digital da escola e à noite teve um comunicado em um grupo de pais e professores informando que haveria uma reunião junto ao pessoal de Brasília”, relatou.

O ofício enviado pela diretoria informou o seguinte:

“A diretoria da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC informa que suspenderá as atividades da Unidade Cenescista Deputado Átila Lira, a partir de 04 de maio de 2020. A definição é consequência do contexto extraordinário, em decorrência da pandemia da Covid-19, que impacta sobremaneira a gestão financeira da CNEC, tornando inoportunos à manutenção do bom atendimento da comunidade local com a qualidade e eficiência”.

Fonte: G1 PI

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

Reitor garante realização de provas do Enem na UFPI

A ocupação de estudantes pode alterar o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que acontece neste sábado e domingo (5 e 6 de novembro). No Piauí, a manifestação

GERAL

FGTS: Caixa começa a pagar R$ 500 para quem não possui conta

A Caixa Econômica Federal inicia nesta sexta-feira (18) mais uma etapa de liberação do Saque Imediato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).  Este é o início da

Jaicós

SESAPI corrige dados e confirma que Jaicós tem apenas um caso de coronavírus

A Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), atualizou, na noite desta quarta-feira (20) os dados do Painel Epidemiológico Covid-19 no Piauí, que disponibiliza todas as informações a respeito da evolução