Connect with us

GERAL

Profissionais do Samu fazem homenagem a diretor morto vítima de Covid-19

Publicado

em

Com uma faixa preta no retrovisor e as sirenes ligadas, sete viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) acompanharam o cortejo do corpo do médico José Ivaldo de Oliveira, 48 anos, pelas ruas e avenidas de Teresina até a sede do órgão, na avenida Miguel Rosa. José Ivaldo era diretor médico do Samu e morreu na madrugada desta sexta-feira(31), após complicações causadas pela Covid-19. O profissional estava internado há cerca de 40 dias na UTI de um hospital particular da capital. O enterro do médico acontece no cemitério Jardim da Ressurreição.

José Ivaldo tinha 48 anos e era hipertenso. Apesar disso, ele atuava na linha de frente do combate à Covid-19 desde o início da pandemia, no último mês de março.

Foto: Reprodução TV

“Ele era nosso diretor clinico e sempre esteve na linha de frente, desde o início, desde a organização dos trabalhos para a pandemia. Ele tinha um grande poder de liderança, de juntar as pessoas. Era uma pessoa muita humana, alegre, e que  tinha muito compromisso com o serviço. Ele botava o bom atendimento acima de qualquer coisa”, relatou a diretora geral do SAMU, Francine Amorim.

A notícia da morte do médico abalou os profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Teresina. “Estamos trabalhando porque temos que trabalhar, mas está todo mundo destruído, transtornado. Mas tem muitas pessoas precisando da gente, então, temos que continuar trabalhando. O SAMU não pode parar. Vamos rogar a Deus que nos dê sabedoria para continuar lutando nessa guerra”, disse a diretora geral.

José Ivaldo é o segundo médico que morre em Teresina por Covid-19 em menos de 24 horas. Na noite de ontem, o oftalmologista Mansueto Magalhães, de 86 anos, também não resistiu às complicações causadas pela doença.

Publicidade

O médico obstetra Marlúcio Pontes, da maternidade Dona Evangelina Rosa,  recebeu alta ontem após vencer a internação pela doença.

Homenagem

Foto: Roberta Aline

O corpo do médico saiu do hospital por volta das 11h20 para ser sepultado no bairro Alto da Ressurreição. Muitos profissionais do Samu acompanharam o cortejo, que passou em frente à sede do Samu, na avenida Miguel Rosa, antes de seguir para o enterro. As ambulâncias carregavam uma faixa preta em demonstração de luto pelo companheiro de trabalho, que estava no Samu, como medico urgentista, desde 2004 quando o serviço foi criado.

Na frente do Samu, muito emocionados, os profissionais ficaram ao redor do carro da funerária de mãos dadas, discursaram, rezaram e depois soltaram balões brancos. “Vamos nos despedir do nosso chefe”, gritou uma das colaboradoras aos prantos.

O Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) e a Fundação Municipal de Saúde divulgaram nota de pesar.

Publicidade

O Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí – SIMEPI manifesta profundo pesar pelo falecimento de mais dois profissionais da saúde, vítimas das complicações causadas pela Covid-19. O médico Dr. Mansueto Martins Magalhães, na noite desta quinta-feira (30) e o ginecologista Dr. José Ivaldo, nesta sexta-feira (31).

Dr. Mansueto exerceu a medicina com louvor por mais de 50 anos e era professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Dr. José Ivaldo era um jovem profissional e grande exemplo  na profissão, tendo exercido um brilhante trabalho como Médico Diretor do SAMU.

Expressamos condolências aos familiares, amigos e à classe médica que compartilha a dor da partida destes profissionais que exerceram a medicina com muito amor à população piauiense.

Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí – SIMEPI

Nota de pesar da FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) manifesta profundo pesar pela morte do médico José Ivado de Oliveira, nesta sexta-feira (31). Ele estava internado em UTI de hospital privado em decorrência de complicações da Covid -19.

Publicidade

José Ivaldo ocupava o cargo diretor clínico no SAMU de Teresina, tendo atuado como médico urgentista desde a criação do órgão, em 2004. Ele também atuava como médico obstetra de Hospital em Timon, tendo prestado relevantes serviços à saúde de nossa capital e a esta cidade vizinha do Maranhão. A sua postura alegre e humanitária, bem como o seu zelo profissional, fizeram com que ele ganhasse o carinho e a admiração de seus colegas de trabalho e, hoje, ficam como um exemplo a ser seguido.

Nesse momento de dor, a FMS se solidariza com familiares e amigos.

Natanael Souza

cidadeverde.com

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS