Connect with us

GERAL

Programa ‘Criança Feliz’ realiza acompanhamento de forma remota durante a pandemia em Padre Marcos

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Padre Marcos, por meio do CRAS e da coordenação do Programa Criança Feliz traçou estratégias  para que os usuários  assistidos pelo referido programa não fique sem atendimento durante pandemia do novo coronavírus.

As atividades estão sendo realizadas  seguindo as normativas dos Decretos Municipais e as recomendações das autoridades de saúde. O Programa Criança Feliz no município de Padre Marcos faz  o acompanhamento de  200 usuários, sendo estes, crianças de 0 a 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada – BPC,  crianças de 0 a 3 anos e gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família.

 As atividades do Programa Criança Feliz ficaram suspensas apenas uma semana, e  tiveram retorno desde o dia 20 de março, as quais estão sendo realizadas de forma remota, utilizando as redes sociais, grupo de WhatsApp, contato por telefone, vídeos chamados, reuniões virtuais, entregas de atividades e materiais lúdicos e educativos.

A psicóloga Vanessa Marques, explicou que  em virtude da pandemia, alguns serviços da Assistência Social tiveram suas  atividades  presenciais suspensas, dentre estes,  estão as visitas realizadas pelos visitadores do Criança Feliz, que é destinado a primeira infância, no entanto, considerando a importância desse acompanhamento,  as atividades foram retomadas, mas de forma remota.

“As atividades acontecem de forma remota, via ligações, mensagens, enfim, e  em casos extremos, estão sendo realizadas  algumas visitas.  Consideramos que é de extrema importância, principalmente, nesse momento atípico de tanta insegurança, precisamos continuar fornecendo tanto as gestantes, como as crianças esse suporte emocional e social, para que eles possam de alguma forma serem motivados a estarem fortalecendo os vínculos familiares e estimulando seus filhos de forma cognitiva, emocional e social”, informou.

Publicidade

Vanessa ressalta que todas as atividades  e planejamentos são pensados visando facilitar o enfrentamento a pandemia e ao isolamento social, que trazem sentimentos e emoções muitas intensas,  que as vezes  fazem com que as famílias se comportam de forma disfuncional.  “Então a equipe da Assistência Social, do CRAS, o programa Criança Feliz, vai continuar  buscando alternativas para que possamos permanecer estar fortalecendo os nossos  laços e vínculos enquanto programa e  população assistida”, finalizou.

As atividades e materiais educativos e lúdicos são entregues as famílias, semanalmente, nas residências dos usuários  e servem como meio dos cuidadores e responsáveis pelas crianças  estarem estimulando o desenvolvimento cognitivo das mesmas, através das produções educativas,  bem como orientados pelos visitadores,  visando dessa forma  a promoção do desenvolvimento da primeira infância no município de Padre Marcos.

Em algumas situações as famílias recebem visitas presenciais da equipe do Centro de Referência da Assistência Social e da Coordenadora do Programa Criança Feliz, com a finalidade de fortalecer os vínculos com as  famílias assistidas.

Segundo a supervisora do programa, Alexsandra Sousa, o  Criança Feliz tem caráter intersetorial,  tendo em vista,  promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. “Estimular as crianças desde o início (0 a 6 anos) é a melhor maneira de garantir meios para promover seu desenvolvimento integral’, destacou.

 

Publicidade

A  secretária de Assistência Social, Lucicleide Dias, disse que a pasta tem se  planejado e realizado diversas reuniões com nossa equipe para elaboração de estratégias de enfrentamento ao covid-19 e promover a continuidade dos serviços socioassistenciais. “Vem sendo um desafio realizar as atividades socioassistenciais nesse período de pandemia, pois precisamos nos reinventar todos os dias, mas sempre priorizando garantir o acesso dos usuários aos serviços da Política de Assistência Social, e frisar que é gratificante perceber que temos tido respostas positivas das famílias que são beneficiárias do programa Criança Feliz”, explicou.

 

Mais fotos:

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS