Connect with us

Francisco Macêdo

Projeto beneficia famílias de Francisco Macedo com produtos agrícola

Publicado

em

Agricultores de Francisco Macedo estão sendo beneficiados com produtos agrícolas através da ONG Chapada, por meio do Projeto Pecuária Sustentável do Alto Médio Canindé do Piauí.

19 famílias são acompanhadas, moradoras das comunidades Passagem Funda, Estreito, Carnaubal, Arapuá, Realeza, Saco Fechado, Lagedo e Retiro.

A iniciativa se dá também através de parceria com a Prefeitura administrada pelo prefeito Novim, juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura, gerida pelo secretário Fernando Carvalho.

Financiado pelo Banco do Nordeste, o Pecuária Sustentável do Alto Médio Canindé, tem por objetivo o fortalecimento da cadeia produtiva de ovinos e caprinos [ovinocaprinocultura] e utiliza como base os produtores da agricultura familiar.

“É uma ação de grande importância para os agricultores que terão suporte melhor em suas atividades. Essa iniciativa abrange outros municípios aqui da região. E além de auxiliar nos trabalhos pode também aproximar pessoas, proporcionar uma interação entre os produtores”, destacou Fernando.

Nessa etapa do projeto, os agricultores familiares foram beneficiados com estacas de gliricídia, materiais para produção, mudas de moringa, leucena e gliricidia, e telas para implantação de bancos proteínas.

O projeto, no total, atende cerca de 125 famílias residentes nas cidades de Francisco Macedo, Caldeirão Grande do Piauí, Padre Marcos, Marcolândia e Simões.

Publicidade

Ao longo das ações, o Pecuária Sustentável já promoveu capacitações de agroecologia, alimentação e sanidade animal, plantio e produção de mudas, aulas de campo e acompanhamento técnico nas comunidades.

De acordo com a Secretaria de Agricultura do município, na próxima etapa serão promovidos suportes para as famílias no tocante a execução e instalação nos bancos de proteína, que é uma alternativa para alimentação dos animais no período de seca objetivando levar mais sustentabilidade no criatório e economia de renda para os produtores.

Na entrega dos produtos em Francisco Macedo, além do secretário Fernando, estiveram presentes também os técnicos do projeto Luan Nunes e Amanda Modesto. 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS