Connect with us

GERAL

Psicólogo orienta cuidados para a saúde mental em tempos de pandemia da Covid-19

Publicado

em

Desde março quando iniciou a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) com a obrigatoriedade da suspensão das atividades e eventos de ampla natureza, foi recomendado o isolamento social como medida preventiva.

A medida de isolamento pode prevenir contra o coronavírus, mas é necessário que alguns cuidados sejam tomados para que a Covid-19 não afete a saúde mental e torne-se um inimigo aliado. Por conta disso, os profissionais da Psicologia prestam atendimentos a seus pacientes na modalidade online e  fazem recomendações para que a saúde mental não seja afetada e se mantenha em boas condições.

O psicólogo Anderson Meireles explica que os atendimentos online (via internet) são feitos através de agendamento e destaca ainda que seguem semelhantes ao modelo de consulta na modalidade presencial.

“O paciente entra em contato, combinamos um horário cabível e através desse agendamento realizamos os atendimentos. O que muda apenas é o contato entre profissional e paciente. Como não podem ser feitos presencialmente, fazemos os atendimentos através de vídeo chamada e seguimos os mesmos procedimentos como se fossem presenciais”, disse.

Tipos de atendimentos e problemas causados pelo isolamento social

Publicidade

Os tipos de atendimentos que mais ocorrem, referentes ao período de pandemia causada pelo novo coronavírus, estão relacionados a ansiedade – medo novo e do futuro-, e a depressão.

“A ansiedade é algo normal quando está dentro do controle, mas a partir do momento em que foge desse controle e atrapalha o indivíduo no meio social, familiar e no cotidiano, deve-se procurar ajuda com o profissional da psicologia”, recomenda. “Neste período muitas pessoas relatam ter ansiedade – medo do que vai acontecer – medo do novo”, relatou.

Em consequência da ansiedade é gerada a depressão, fator que atinge quase 12 milhões de brasileiros.

Sobre isso, Anderson cita alguns fatores que podem desencadear depressão.

“A depressão pode ser gerada por demissão do seu trabalho, ou a demissão do pai, do irmão. As pessoas, às vezes, ficam perdidas se perguntando o que vão fazer, o que vai ser agora, como vou me sustentar, como vou sustentar minha família, entre outros”, destaca.

Publicidade

Relacionamentos amorosos e matrimoniais são aspectos que também exigem cuidados e atenção.

O profissional da psicologia faz um alerta no tocante a convivência amorosa que é através dela onde são percebidas as diferenças entre casais.

“A pandemia pode causar esse tipo de problema onde alguns casais superam as diferenças e outros não”, ressalta.

Mesmo com todos os problemas gerados pela pandemia, existe alguns pontos considerados como positivos relacionados a convivência.

As famílias estão se aproximando mais e quebrando o tabu da rotina turbulenta do dia a dia o que antes gerava ausência de pais e mães para com seus filhos.

Publicidade

“Existe um lado positivo, mesmo nesse tempo de pandemia. As famílias estão se reaproximando, almoçando juntas, tomando café da manhã juntas. São coisas que antes talvez por conta da rotina não faziam”, apontou.

Cuidados e prevenção

Os cuidados com a saúde mental no período da pandemia devem ser levados em consideração.

A rapidez e o grande volume de informações que são veiculadas através da internet em grupos de whatasapp, em geral, nas redes sociais, têm atingido muito as pessoas, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

O alerta e a recomendação que o psicólogo Anderson Meireles faz sobre saúde mental é com relação as Fake News (notícias falsas).

Publicidade

“Oriento que as pessoas procurem os portais de notícias seguros. A exemplo, o próprio Ministério da Saúde, que criou um aplicativo onde são informadas as notícias reais de pessoas curadas, infectadas, óbitos etc.”, alerta Anderson para buscar veículos de comunicação oficiais e não absorver todo tipo de informação que chega.

Outra recomendação está relacionada ao uso excessivo do telefone celular.

“O ideal é as pessoas criarem uma rotina e não fazer o uso do celular o dia inteiro absorvendo essa carga de notícias que em sua grande maioria é Fake News”, recomenda.

A criação de uma rotina no dia a dia é importante para lidar com isolamento. O psicólogo orienta que deve ser adotado alguns critérios para  ajudar tanto a saúde física quanto a saúde mental, tais como: hora de dormir e acordar, hora do café, tomar um banho, vestir roupa confortável e não passar o dia todo com a roupa que dormiu (pijama). Para os adolescentes que estão em aulas online devem permanecer nessa rotina de aulas, praticar atividades físicas em casa ou outras atividades que gostem, fazer leituras em livros.

“É importante usar o tempo do dia para ocupar a mente”, frisou.

Publicidade

Agendamento e consultas

Para os atendimentos online através de vídeo chamadas, Anderson orienta como proceder e ter acesso às consultas.

“Os interessados podem acessar pelo Instagram no endereço @psicologoandersonmeireles. Na bio do instagram tem um link e, ao clicar neste link, vai ser direcionado direto para meu whatsapp onde veremos horários disponíveis para atendimentos, como funciona, tempo de duração, porque dependendo do caso, algumas pessoas podem necessitar de uma ou duas sessões por semana. É um trabalho de forma virtual através de vídeo chamadas realizadas em um local que proporcione conforto, horário adequado e acima de tudo é feito com ética”, orienta o psicólogo Anderson Meireles.

Para mais informações e esclarecimentos de dúvidas sobre como ter acesso aos atendimentos virtuais através de vídeo chamada no Instagram, podem contatar o psicólogo Anderson Meireles via whatsapp pelo número (89) 9 9908-2179

Conselho Federal de Psicologia

Publicidade

Logo no início da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o Conselho Federal de Psicologia liberou os atendimentos online através da plataforma e-Psi para o cadastramento de todos os profissionais.

“Essa modalidade, ela existe desde o dia 11 de maio de 2018, através da resolução nº 11. É necessário que o psicólogo esteja cadastrado para os atendimentos”, enfatiza.

A resolução CFP nº 11/2018 regulamenta a prestação de serviços psicológicos realizados por meio de tecnologias da informação e da comunicação.

Anderson destaca também, de acordo com a resolução nº 11/2018 que mesmo após o período de pandemia da Covid-19, os atendimentos podem continuar na modalidade online (virtual).


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS