Connect with us

GERAL

Quilombolas do Piauí discutem direito à educação e denunciam fechamento de escolas

Publicado

em

Representantes de quilombos piauienses, pesquisadores da área de educação, ativistas sociais e membros do poder público, participam do Seminário de Educação Quilombola no Piauí nesta quarta-feira (22/05). O evento acontece das 14h às 20h, no Memorial Esperança Garcia, Centro de Teresina.

Lá, os quilombolas vão debater a situação e organização das escolas de ensino básico instaladas nas comunidades. Segundo eles, o cenário é de descaso e os gestores deveriam contribuir com sugestões que visem a permanência das escolas. Além de propor estratégias de ensino que incluam a história e cultura dos quilombolas.

A atividade é promovida pelo Observatório Quilombos do Piauí, um coletivo que reúne quilombolas, movimento negro, ativistas de diversas áreas e pesquisadores. Diversos quilombos vivem hoje com a realidade de fechamento das escolas em suas comunidades, fato que vem sendo questionado pela Defensoria Pública da União (DPU) no Piauí, a partir de denúncia dos movimentos sociais.

No Brasil, já foram reconhecidas 3123 comunidades quilombolas pela Fundação Cultural Palmares (FCP). Atualmente, existem 1696 processos de regularização fundiária de territórios quilombolas no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e 175 titulados total ou parcialmente.

No Piauí, o movimento estima que possua, atualmente, cerca de 266 comunidades quilombolas. Destas, 84 comunidades já foram reconhecidas pela FCP, 61 têm processo de titulação em andamento no Incra/PI e outras 5 já foram tituladas.

Publicidade

Durante o seminário, as pesquisadoras em educação Francisca das Chagas da Silva Alves (Ifpi/Campus Paulistana) e Dalva de Araújo Meneses (Ufpi/Campus Parnaíba) vão apresentar pesquisas sobre a situação das escolas em comunidades quilombolas nas regiões Sul e Norte do Piauí. Os representantes das comunidades atingidas vão explicar como o processo se configurou e quais estratégias de enfrentamento podem mudar essa realidade.

 

 

 

Fonte: Oito Meia

Publicidade

ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS