GERAL

Ratos são flagrados andando sobre xícaras na Prefeitura de Teresina; vereadores questionam limpeza pública

Publicado

em

Vídeos divulgados nas redes sociais nos últimos dias mostram ratos no Palácio da Cidade, sede da Prefeitura de Teresina. As imagens mostram os roedores sobre utensílios de cozinha e levantaram discussões sobre a limpeza pública da capital. O contrato com a Litucera, que faz a coleta de lixo, foi prorrogado por seis meses em junho e encerrou em 9 de dezembro.

Procurada, a Prefeitura de Teresina informou que: “já tomou as providências necessárias para resolver a questão em pauta. Agradecemos pela compreensão e permanecemos à disposição para mais esclarecimentos, se necessário”.

O g1 questionou sobre quais medidas foram tomadas, em que setores os animais foram vistos e quem faz uso dos utensílios mostrados na imagem, o que não foi respondido.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Semduh), responsável pela limpeza urbana, também foi procurada, mas não se pronunciou sobre o caso.

Enquanto se discutia sobre a limpeza pública na cidade, durante sessão na Câmara Municipal, o vereador Ismael Silva, autor dos vídeos, questionou: “Se não estão cuidando do Palácio da Cidade, vocês acham mesmo que cuidarão do restante de Teresina?”, disse.

Publicidade

Ainda durante a sessão, o vereador reiterou suas preocupações, respondendo a críticas de parlamentares da base que consideraram sua fala uma falta de respeito.

“Reitero que é o que encontramos na sede do Palácio da Cidade e nas ruas de Teresina. Deixo claro que não faltei com respeito, apenas mostrei a realidade. Na verdade, até me equivoquei. Não era um rato. Como dizemos no interior, era um guabiru”, afirmou.

Ratos são flagrados andando sobre xícaras na Prefeitura de Teresina — Foto: Reprodução

Problemas recorrentes

Os problemas com a coleta de lixo em Teresina têm sido recorrentes, com paralisações dos trabalhadores em abril e maio, seguidas por uma nova paralisação em junho protagonizada pela empresa Litucera, responsável pela coleta de lixo na cidade. O contrato com a Litucera foi prorrogado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) por mais seis meses em junho e encerrou em 9 de dezembro.

Ao g1, Ismael Silva destacou que a prefeitura está em um novo processo licitatório com critérios que dificultam a participação das empresas e também houve um aumento significativo nos preços. De acordo com o vereador, o contato com a empresa foi prorrogado por mais um período até que seja realizado o processo licitatório, que está em andamento.

“Nós realizamos um trabalho de fiscalização. A prefeitura está estão com um novo processo licitatório com alguns critérios que dificultam a participação das empresas. Hoje os preços praticamente dobraram. Nós estamos em um período de prorrogação do contrato, mas é um contrato precário, emergencial por não ter sido feito um processo licitatório”, disse.

Publicidade

Fonte: G1 PI

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile