GERAL

Representantes de Padre Marcos participam do 3º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF

Publicado

em

Membros da Comissão Intersetorial do município de Padre Marcos participaram nos dias 19 e 20 de novembro, em Teresina, do 3º ciclo de capacitação do Selo Unicef, realizado no Centro de Convenções Atlantic City.

Padre Marcos, um dos 182 municípios piauienses inscritos no Selo UNICEF – Município Aprovado, edição 2017-2020, foi representado pela articuladora local, Gorete Leal, pela mobilizadora de adolescentes, Thuanny Mikaela, pelo enfermeiro dda Secretaria de Saúde, Wolney Barros, e pelo secretário de Educação, Eraldo Carvalho.

O 3º Ciclo de Capacitação abordou os temas educação, saúde e protagonismo dos adolescentes. As apresentações incluirão iniciativas de educação, como a Busca Ativa Escolar para inclusão de crianças que hoje estão fora da escola, Trajetórias de Sucesso Escolar, que aborda o enfrentamento da distorção da idade-série, formas de reverter a evasão escolar, a gestão da escola e a articulação com o território e relação escola-família-comunidade, além da apresentação de experiências pedagógicas de sucesso escolar no Brasil.

A agenda inclui também orientações para políticas de tratamento adequado da sífilis congênita e relatos de experiência dos Núcleos da Cidadania dos Adolescentes (NUCAs) instalados nos municípios participantes.

Os municípios inscritos no Selo UNICEF comprometem-se a, em quatro anos, implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Pela metodologia da iniciativa, as cidades passam a ser monitoradas a partir de 11 indicadores, a exemplo abandono escolar, distorção idade e ano escolar e cobertura vacinal, e precisam evoluir em pelo menos sete. Aqueles que obtiverem os melhores resultados, até 2020, serão certificados.

Publicidade

Durante a edição, o UNICEF e seus parceiros locais promovem um conjunto de atividades formativas (presenciais e à distância), com o objetivo de apoiar os municípios na realização das ações propostas pelo Selo UNICEF e na qualificação das políticas públicas para crianças e adolescentes. A expectativa é que a elaboração e execução das políticas públicas continuem mesmo após o fim da edição. Além disso, a iniciativa monitora e avalia os resultados nas condições de vida das crianças e adolescentes.

O Selo UNICEF
A Edição 2017-2020 do Selo UNICEF conta com a participação de mais de 1.924 municípios de 18 estados brasileiros, na Amazônia e no Semiárido. Destes, 182 estão no Piaui. Seu sucesso é resultado da parceria entre o UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada entre diferentes níveis de governo voltados às crianças e adolescentes.

 

Com informações do portal Cidade Verde

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile