Connect with us

GERAL

Representantes do Território do Vale do Guaribas participam do Seminário Piauí, em Teresina

Publicado

em

Nos dias 23, 24 e 25 de agosto, o Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí, realizou o Seminário Piauí: Planejamento e Desenvolvimento Territorial, no Gran Hotel Arrey, do bairro São Cristóvão, em Teresina.

Durante os dias do evento, representantes do Conselho do Território do Vale do Guaribas, estiveram presentes. São eles: Naldo Andrade de Pio IX, representando os produtores rurais; Jocibel Bezerra de Monsenhor Hipólito membro da Cocajupi; Janice que é articuladora do território; Afonso do Movimento do Pequeno Agricultor (MPA); e Hiolanda membra da Associação AfroQuilombola do Saco da Várzea de São José do Piauí.

O evento foi aberto com a presença da governadora Regina Sousa e reuniu a sociedade civil, setor privado, poder público, pesquisadores e estudiosos, com o objetivo de debater e discutir ações para o planejamento sustentável do Estado.

Durante os dias de seminário houve palestras com Aristides Monteiro Neto, consultor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e doutor em economia que iniciou debatendo o tema “O cenário global e o desenvolvimento regional: desafios do Piauí e do Nordeste”;  palestra sobre “Desenvolvimento Territorial à luz dos ODS: Novos desafios pós-pandemia”, ministrada pelo professor doutor da Universidade Federal do ABC, Arilson Favareto e Leonel Leal Neto, coordenador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, em Salvador; mesas de debates que abordaram os temas: Experiências de política de desenvolvimento nos estados da Bahia, Ceará e Piauí; O papel da mulher no desenvolvimento territorial; Empreendimentos e Movimentos Sociais e a Política de Finanças Solidárias no Desenvolvimento Territorial.

“Um espaço de muito aprendizado e compartilhamento de saberes, onde ao final foi feita uma carta aberta e entregue a Governadora, fruto de uma construção, que visa nortear a gestão pública e o Planejamento do Estado, à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS”, destaca a organização.

O último dia do seminário também contou com a palestra da socióloga e coordenadora geral para a elaboração da Agenda 2030, Ariane Favareto, que abordou o tema “Sustentabilidade e Territórios”.

O encerramento do seminário foi marcado por muita aprendizagem e também pela participação do público que esteve presente durante os três dias do evento, tornando possível uma troca de saberes e experiência.

O evento teve como produto final, a Carta do Piauí, assinada pelos participantes que também ajudaram a escrevê-la e entregaram à governadora Regina.

A secretária de Estado do Planejamento, Rejane Tavares, destaca que o seminário foi uma jornada produtiva, que contou com diversas palestras e mesas de debates, que tiveram como resultado a elaboração da Carta.

Da redação Cidades na Net, com informações da Seplan-PI // Fotos por equipe Seplan-PI

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS