GERAL

Rios Marathaoan e Longá inundam ruas e famílias saem de casa em Barras e Esperantina, no Piauí

Publicado

em

As cheias dos rios Longá e Marathaoan obrigaram famílias a deixar suas casas nas cidades de Esperantina e Barras, no Piauí. Os rios subiram até ultrapassar o nível de inundação ainda na semana passada, e continuam transbordados.

Até agora, sete municípios piauienses decretaram situação de emergência devido às fortes chuvas que têm causado transtornos à população. Os decretos foram assinados pelas prefeituras de Batalha, Campo Largo do Piauí, Piripiri, Domingos Mourão, Barras, Luzilândia e Pedro II.

Barras

Rio Marathaoan inunda ruas e famílias saem de casa em Barras, no Piauí — Foto: Defesa Civil de Barras

Em Barras, a água do rio Marathaoan inundou algumas ruas e invadiu casas. Quatro famílias tiveram que deixar suas residências e foram abrigadas em casas de familiares ou em imóveis alugados. O rio havia ultrapassado o nível de inundação ainda na quarta-feira (5).

O rio Marathaoan também está acima da cota de inundação, com 4,47 metros de profundidade. Segundo o Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba, do Serviço Geológico Brasileiro (SGB), a tendência para esta segunda-feira (10) é que o nível caia alguns centímetros, mas continue no nível de inundação.

Esperantina

Luzilândia, Esperantina e Barras têm rios em cotas de alerta e inundação — Foto: Luiz Graça/TV Clube

Em Esperantina, onde a situação é mais grave, 40 famílias tiveram de deixar suas casas por conta das inundações nos bairros Pedreira, Batista Amorim e Nova Esperança. 15 delas foram para a casa de parentes, e as demais foram abrigadas em colégios municipais. Ao todo são 114 pessoas que saíram de casa.

“O nível do rio baixou bastante de ontem [9] a noite para hoje pela manhã [10], foram quase 15 centímetros entre 22h e 6h. Mas o inverno continua”, comentou Machadinho, coordenador da Defesa Civil de Esperantina.

O nível do rio Longá está 95 cm acima da cota de inundação. Segundo o Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba, do Serviço Geológico Brasileiro (SGB), nesta segunda-feira (10) o rio estava com 8,35 metros de profundidade. A tendência é de que o nível baixe nas próximas horas, mas continue no nível de inundação.

Publicidade

Luzilândia

Em Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,20 metros, se mantendo em cota de Alerta. A previsão é de que a situação permaneça estável nas próximas 12 horas e a profundidade do rio fique em 5,19 metros. Assim , o rio permanece 51 cm abaixo da cota de inundação.

Nos demais pontos monitorados pelo Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba , em Teresina e Floriano, permanecem em situação de normalidade.

Fonte: G1 PI

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile