Betânia do Piauí

SAF investe em Unidades Demonstrativas de criação de camarão e tilápia em Betânia do PI e Campo Alegre do Fidalgo

Publicado

em

A Secretaria de Agricultura Familiar, através do Projeto Viva o Semiárido, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, investe recursos na ordem de 1,8 milhões na implantação de projeto integradores e de inovação tecnológica que contempla a criação de tilápia e camarão.

As comunidades quilombolas Silvino e Laranjo, no município de Betânia e a comunidade Barreiro Fechado no município de Campo Alegre do Fidalgo receberam através do Projeto Viva o Semiárido a implantação de uma unidade demonstrativa de agricultura biossalina e criação de camarão e tilápia integradas na estação de dessalinização do Projeto Agua Doce, implantada pelo EMATER.

Na última sexta feira o Diretor Técnico do Projeto Viva o Semiárido, da Secretaria de Agricultura Familiar, Clebio Coutinho esteve nas comunidades Silvino e Laranjo acompanhando os técnicos do EMATER na atividade de povoamento dos tanques com camarão e tilápia.

Nas comunidades foram investidos recursos no fortalecimento da atividade de ovinocaprinocultura, com implantação de pastagens, construção de centros de manejo e aquisição de matrizes e reprodutores (Laranjo e Silvino), apicultura e sistemas de reuso de água (Barreiro Fechado), além da implantação da Unidade Demonstrativa que contempla uma área irrigada para multiplicação de palma e atriplex(erva sal) e tanques para criação de camarão e tilápia.

A Unidade demonstrativa também recebeu uma estação fotovoltaica para geração de energia com a finalidade de sustentar todo o sistema de produção e a unidade de dessalinização.

As comunidades recebem assistência técnica do EMATER, que é responsável pela execução e acompanhamento do projeto.

Clébio Coutinho ressalta a importância do projeto para as comunidades e presenciou nas comunidades Silvino e Laranjo o envolvimento e satisfação dos agricultores familiares reconhecendo a importância do Projeto Viva o Semiárido no fomento de atividades inovadoras e geradoras de trabalho e renda.

Publicidade

O agricultor Francisco da comunidade Silvino relata que a expectativa em relação a criação de peixe e camarão é muito grande e agradece os investimento feitos pelo governo do estado, através da Secretaria de Agricultura Familiar e EMATER e que o projeto vem melhorando a vida das famílias envolvidas.

O Projeto Viva o Semiárido é uma acordo de empréstimo do Governo do estado do Piauí com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), executado através da Secretaria de Agricultura Familiar, com investimentos em Projetos produtivos, Capacitação de Jovens e Educação Contextualizada no Semiárido. O projeto já investiu mais de 60 milhões de reais em 89 municípios do semiárido, atendendo mais de 23.000 famílias.

Da Assessoria

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile