Connect with us

GERAL

SAMU de Picos divulga nota de esclarecimento sobre a não realização de transferências de pacientes

Publicado

em

A Secretaria de Saúde de Picos, por meio da Coordenação Administrativa do SAMU de Picos, divulgou nesta segunda-feira, 22, uma nota explicando que o SAMU não realizará transferências de pacientes para a capital Teresina.

De acordo com a nota de esclarecimento, o serviço não está sendo realizado desde janeiro. Atualmente, o órgão conta com uma ambulância de Unidade de Suporte Básica, que está desativada no momento e uma Unidade de Suporte Avançado, que está em funcionamento.

Segundo a coordenadora do SAMU de Picos, Camila Luz, o principal objetivo é o atendimento de ocorrências de várias naturezas que precisam de transporte dentro do município de Picos, sendo que, ao realizar o transporte para Teresina, a sede ficava sem condições de atendimento por um determinado período.

Ainda em nota, a Saúde de Picos frisa o compromisso com os diversos serviços ofertados e lembra que a locomoções de pacientes internados no Hospital Regional Justino Luz é de responsabilidade do próprio hospital.

Veja nota na íntegra:

Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação Administrativa do SAMU de Picos informa à população através dessa nota, que desde janeiro deste ano o SAMU não está realizando transferências. Atualmente o órgão conta com uma Ambulância USB (Unidade de Suporte Básico – que está desativada) e uma em funcionamento USA (Unidade de Suporte Avançado). A coordenadora administrativa do SAMU de Picos, Camila Luz, afirma que o SAMU tem como foco principal o atendimento a ocorrências de várias naturezas que necessitam de transporte e auxílio médico dentro do município. Quando as transferências estavam sendo realizadas para Teresina, a base ficava desassistida por um grande período de tempo, o que ocasionava transtornos para os pacientes que necessitavam deste serviço. A Saúde do Município reitera o compromisso com os diversos serviços ofertados, contudo, neste caso específico com o uso de apenas duas ambulâncias o município não pode realizar transferências para a capital ou outras cidades, a execução dessas atividades acarretaria em complicações nos atendimentos móveis do município. Outrossim, ainda que nosso desejo fosse poder atender a tais demandas, e por todo o exposto, cabe ressaltar que tais remoções de pacientes que estavam internados no Hospital Regional de Picos, é de responsabilidade do próprio HRJL.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS