Connect with us

GERAL

Samu funciona de forma precária e com ambulâncias sucateadas em Teresina, relatam funcionários

Publicado

em

Funcionários e pacientes relatam condições precárias das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Teresina. Segundo eles, a quantidade de veículos para atender a população é insuficiente. A direção do Serviço informou que há previsão para renovação da frota pelo Ministério da Saúde em breve.

Primeiro contato que o paciente tem com o atendimento de urgência na rede pública de saúde, o Samu dispõe de uma estrutura com ambulâncias e motolâncias para prestar socorro rapidamente. Entretanto, pacientes e funcionários relatam precariedade no funcionamento.

“Nós temos um serviço de oito ambulâncias de serviço básico, com técnico e condutor, três avançadas, com equipe mais especializada com médico, enfermeiro, além do técnico e do condutor, e temos o serviço de quatro motolâncias”, explicou o diretor-geral do Samu, Eliel dos Santos.

Samu funciona de forma precária e com ambulâncias sucateadas em Teresina, relatam funcionários — Foto: Reprodução

Samu funciona de forma precária e com ambulâncias sucateadas em Teresina, relatam funcionários — Foto: Reprodução

Contudo, um funcionário, que preferiu não ser identificado, disse que o serviço é prejudicado por constantes panes mecânicas nas ambulâncias e que, atualmente, a quantidade é menor.

“Nós estamos rodando com apenas cinco ambulâncias do Samu em Teresina, sendo duas de suporte avançado e três de suporte básico. Isso significa dizer que o atendimento tem um tempo de resposta de, pelo menos, uma hora. Nós, profissionais, estamos todos a postos, certo? No entanto, não temos ambulâncias para atender as ocorrências e o pouco que temos também já está sucateado e já, já também vai parar”, alertou.

Imagens feitas pelos funcionários mostram veículos com peças e acessórios danificados, incluindo espelhos retrovisores, equipamentos de segurança obrigatórios. Em uma oficina na zona sul de Teresina, foram flagradas duas ambulâncias. Uma delas deveria estar de prontidão no Hospital do Monte Castelo. A outra, no Hospital do Promorar.

Publicidade
Em uma oficina na zona sul de Teresina, foram flagradas duas ambulâncias. — Foto: Reprodução

Em uma oficina na zona sul de Teresina, foram flagradas duas ambulâncias. — Foto: Reprodução

Outro colaborador informou que já houve casos de pane com paciente dentro da ambulância. “Se o caso fosse grave, seria difícil. Eram 95% de chances de ele não escapar, né?”, disse. O mesmo funcionário relatou que há oficinas há mais de um ano sem receber pagamento por serviços prestados ao Samu.

“A maior parte dos plantões hoje ‘tá’ funcionando com três viaturas, com quatro viaturas. Ficam sempre, das básicas, quatro ou cinco quebradas. Tem viatura em oficina. E muita. Um dia desses, só tinham duas básicas rodando. Tiveram que desativar uma avançada para rodar no lugar de uma básica”, afirmou.

O diretor-geral do Samu não confirmou os débitos. Informou que o pagamento é responsabilidade da Fundação Municipal de Saúde e que há previsão de renovação de frota, em ação compartilhada entre a Prefeitura de Teresina e o Ministério da Saúde.

“Além de processos que estão em andamento por parte da FMS, o Ministério da Saúde vem em andamento para a renovação da frota aqui em Teresina”, alegou.

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS