Connect with us

DESTAQUES

SAMU ganha sede própria espaçosa e se prepara para receber equipe avançada em Jaicós

Publicado

em

Implantado como um novo modelo de assistência às urgências em saúde no município de Jaicós, o Serviço Móvel de Urgência (SAMU) já ajudou a salvar muitas vidas e é apontado como uma das principais conquistas da atual gestão para a área da Saúde.

Ao longo de quase cinco anos, desde que os serviços foram inaugurados na centenária cidade, a base descentralizada do SAMU recebeu investimentos que tem permitido qualificar o atendimento à população de Jaicós e até de cidades vizinhas.  

Nesta quinta-feira, 23 de fevereiro, dentro da programação comemorativa aos 189 anos de emancipação político-administrativa de Jaicós, a gestão do prefeito Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite entregou, oficialmente, mais um importante investimento, a sede própria do SAMU.

A obra foi executada em tempo recorde, com recursos próprios, num montante de 100 mil reais, e visa dotar o SAMU com a infraestrutura necessária para o bom funcionamento, melhorando as condições de acolhimento aos profissionais e, consequentemente, os serviços que são prestados à população.

A sede própria do SAMU é espaçosa, tem garagem com capacidade para até quatro ambulâncias, recepção, quatro quartos climatizados para repouso, sendo duas suítes, sala da coordenação, depósito, almoxarifado, copa e cozinha, além de uma área de serviço. Além disso, a base do SAMU está situada numa rua asfaltada, com vias de acesso à Avenida Engenheiro Ribeiro Gonçalves, uma das mais movimentadas da cidade, bem como à BR 407 e à rodovia estadual PI 229, que dá acesso à Campo Grande do Piauí.

Em nome da equipe, a enfermeira Iandra Fontes, coordenadora do SAMU em Jaicós, afirmou que a palavra é de gratidão ao prefeito Neném de Edite, à secretária de Saúde Audeli, por eles terem sonhado e conquistado a base própria do SAMU.

“A equipe do SAMU de Jaicós ganha com essa nova base, e consequentemente, ganha toda a sociedade que por ventura venha a precisar os serviços. Hoje nós temos uma base com um espaço amplo, com as condições necessárias para a realização dos nossos serviços, com conforto para os funcionários, melhores condições de deslocamento das ambulâncias, e ainda, com capacidade para receber uma ambulância UTI móvel e equipe de Unidade de Suporte Avançado.”, disse.  

Na inauguração, o prefeito Neném de Edite Fico expressou sua felicidade em ter implantado o SAMU na sua gestão. “O SAMU foi um grande avanço da nossa gestão para a área da Saúde em Jaicós. Esse é um serviço de grande importância, que ajudou a salvar vidas. E é nisso que a gente está pensando, tentando melhorar os serviços para o nosso povo. Por isso a gente continua investindo, hoje estamos entregando a nova base do SAMU, agora num espaço próprio do município, depois de ter funcionado em duas casas alugadas que não atendiam todas as necessidades do SAMU.”, disse.

Ele lembrou que quando assumiu o desafio de implantar o serviço em seu município, a primeira ambulância era um veículo que estava paralisado, e que, para ser utilizada, precisou passar por reforma. “De lá pra cá nós já conseguimos duas ambulâncias novas, totalizando em três. Estamos esperando uma moto ambulância e lutando pelo SAMU avançado, com médico de plantão, UTI móvel. O objetivo é oferecer mais conforto aos profissionais do SAMU e melhorar os serviços.”, disse.   

O SAMU de Jaicós é formado por uma equipe de suporte básico de vida, que conta com oito técnicos em enfermagem, oito condutores e a coordenação. Em quase cinco anos, a base descentralizada já realizou 2.953 atendimentos.

A secretária de Saúde, Audeli Coutinho, apontou o SAMU como uma das principais conquistas desta gestão para Jaicós na área da Saúde. “O SAMU representa um avanço muito grande no atendimento à população. Em outros tempos não tínhamos nem ambulância básica no Hospital, e hoje, somente no SAMU, nós temos três ambulâncias que atendem à população em todo o município de forma rápida, acessível e eficiente, no momento em que ela precisa. Foi uma grande conquista que se iguala a reabertura do centro cirúrgico do Hospital Florisa Silva.”, disse.  

Publicidade

A meta da gestão agora é o SAMU avançado. “É o novo sonho da nossa gestão para a Saúde de Jaicós. Nós já fizemos a solicitação, que foi aprovada pela Comissão Intergestores Regional e Estadual, e também estamos preparando o município para isso. Ter uma sede própria e adequada é uma das exigências que o município agora já atende. O SAMU possui dois dormitórios para as equipes de suporte básico que já atuam, e tem outros dois para receber os profissionais do SAMU avançado, que seriam um médico e um enfermeiro plantonista.”, disse.  

 O vice-prefeito Weslly Bispo falou da alegria de, no aniversário de Jaicós, poder estar entregando mais uma obra de grande importância para o município. “O pensamento da nossa gestão é oferecer o melhor para a população e engrandecer o nosso município. E entregar a sede própria do SAMU com toda essa estrutura adequada é valorizar esses profissionais que ajudam a salvar vidas, é melhorar os serviços de saúde que eles prestam para o nosso povo.”, disse.

Em seu pronunciamento, Weslly também apontou foi dois grandes feitos da gestão na área da saúde a implantação do SAMU e a reabertura do Centro Cirúrgico do Hospital Florisa Silva.

O evento solene foi bastante prestigiado. Além da população, autoridades do município também participaram, como o vice-prefeito Weslly Bispo, o prefeito e vice-prefeito de Vera Mendes, Dr. Carlim e Caçulinha, respectivamente, o presidente da Câmara Municipal, Ednaldo Santana, o secretário de Obras, Elias Pereira, e os demais vereadores e secretários municipais.

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS