Connect with us

GERAL

SÃO JULIÃO | Acadêmico se destaca entre os 10 com melhores trabalhos e representa o Piauí na Câmara dos Deputados

Publicado

em

A cidade de São Julião foi representada pelo acadêmico de Jornalismo da UESPI, Carmo Neto, 19 anos, na Câmara dos Deputados, em Brasília-DF, no último dia 09, no programa ‘Estágio-Visita de Curta Duração’

O estudante foi selecionado juntamente com outros universitários para conhecer durante cinco dias, os trabalhos do Poder Legislativo.

Aproximadamente 80 universitários passaram pela experiência e participaram de encontros com deputados, palestras, debates, visitas e simulações.

Os participantes também elaboraram trabalho de conclusão de estágio a respeito da reforma administrativa. Os selecionados tiveram participação no programa Direto das Comissões da TV Câmara.

O sãojuliãoense foi selecionado pela deputada federal, Marina Santos (Republicanos-PI), conforme diretrizes que permitia cada parlamentar selecionar um estudante.

Carmo Neto indagou a deputada federal, Sâmia Bonfim (PSOL-SP), sobre quais estratégias e políticas públicas voltadas para o combate às fake news e desinformação nas redes sociais, o que afeta principalmente pessoas que ainda têm pouco acesso à informação.

Publicidade

Durante pronunciamento, Carmo destacou que considera as fake news como principal ameaça à democracia.

Sobre a experiência, o acadêmico enfatizou que “foi uma experiência transformadora, muito impactante e proveitosa para aprender muitas coisas. Muito boa mesmo”.

Sâmia Bonfim em resposta a Carmo, criticou a prática das fake news e defendeu a existência de uma legislação específica na Câmara dos Deputados e no Congresso Nacional.

“Tentamos aprova-la para que houvesse tempo hábil […] e a eleição pudesse ser regida por uma legislação e pudesse identificar responsáveis, se há financiadores […]”, disse a parlamentar.

Além de Carmo Neto, o Piauí foi representado por universitários de Teresina.

O estudante natural de São Julião foi também destaque internacional, após ser premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o vídeo “Carta Aberta ao Passado” na 4ª edição do concurso “Human rigth you challenge”, realizado anualmente pelo Setor de água e saneamento do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Publicidade

Além disso, foi convidado para a Conferência das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas (COP26) na Europa. 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS