Alegrete do Piauí

Saúde de Alegrete divulga calendário de vacinação para cães e gatos. Veja!

Publicado

em

A Prefeitura de Alegrete do Piauí por meio da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o calendário com datas e locais que servirão como postos de vacinas da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica para cães e gatos.

Em todo Piauí, neste ano, a estimativa é que sejam vacinados mais 720 mil cães e gatos, sendo aproximadamente 502.275 cães e 226.785 gatos de acordo com a Coordenação de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Raiva

A raiva é uma doença infecciosa aguda transmitida por meio de mordida, arranhadura (arranhões) ou lambidas de animais contaminados. A doença pode ser transmitida do animal para o homem. O vírus se concentra em maior quantidade na saliva, sangue e secreções dos animais acometidos pela doença.

O animal contaminado mostra reações da doença entre 10 e 60 dias. Os sintomas são: excitação, agressividade, medo, depressão, ansiedade e demência.

A morte do animal pode ocorrer entre cinco e sete dias após a apresentação dos sintomas. Além de cães e gatos a doença pode ser transmissível para bois, vacas, coelhos. Morcegos também transmitem a raiva.

Publicidade

Homem

Já nos seres humanos o vírus é quase 100% letal, uma vez que a doença atinge o sistema nervoso central da pessoa infectada, ocasionando uma encefalite (inflamação no cérebro que causa inchaço) o que pode levar a óbito em poucos dias.

A pessoa que for exposta ao vírus deve lavar o ferimento imediatamente com água e sabão e procurar o posto de saúde o mais breve possível para tomar o soro. A vacina não tem contraindicação.

VEJA CALENDÁRIO ABAIXO

DIA 26 DE NOVEMBRO

07h30min – Rodoviária

Barragem (Casa de Lourenço)

Publicidade

08h30min – Baraúnas

Maravilha

09h30min – Geminiano (Bar do Negão)

COHAB (Em frente a Igreja Batista)

10h30min Casa do Deodato

Publicidade

DIA 27 DE NMOVEMBRO

Das 08h30min às 15h30min

U. E. Francisco Elpídio Ramos e Praça Antônio Elpídio Ramos

DIA 29 DE NOVEMBRO

08h – Escondido

Publicidade

09h – Lagoa das Pedras (antiga escola)

10h – Pocinhos

Tarde

Catolé e Olho D’aguinha

DIA 30 DE NOVEMBRO

Publicidade

08h – Baixão

Alegrete Velho (colégio em frente a casa de Dona Alencar)

09h – Tabuleiro

09h30min – Malhada Alta (de frente ao posto de saúde)

10h – Boa Vista de Cima

Publicidade

11h – Limpo Grande

Tarde

Jatobá, Serrinha, Mundo Novo, Boa Vista e Tiririca

CALENDÁRIO ILUSTRADO

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile