Connect with us

GERAL

Saúde de Ipiranga do Piauí realiza Busca Ativa e 100 comerciantes são testados

Publicado

em

A Prefeitura de Ipiranga do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira, 2, uma busca ativa com comerciantes. Ao todo, 100 testes rápidos foram realizados com objetivo de detectar a Covid-19 de forma precoce e bloquear a transmissão do vírus.

O secretário de Saúde de Ipiranga do Piauí, Derisvaldo Xavier, comentou sobre a importância da realização da Busca Ativa e destacou que mesmo com adequações, o comércio continua recebendo muitas pessoas.

“É de grande importância para nós do município essa busca ativa, pelo fato que os comerciantes estão em contato com outras pessoas diariamente. O comércio é impactante na questão do contato físico, porque mesmo com o distanciamento, mesmo com a redução de horário,  o comércio continua recebendo o povo. Então para nós do município, da Saúde de Ipiranga, achamos importante escolher o público de comerciantes, dando essa oportunidade para que também eles possam saber como estão”, afirmou.

Secretário de Saúde de Ipiranga do Piauí, Derisvaldo Xavier

Segundo Derisvaldo Xavier, tem pessoas que estão com o vírus e não sentem nenhum sintoma, e com a realização dos testes rápidos, caso o comerciante teste positivo, o local será fechado e a pessoa isolada e, assim, será feito o bloqueio de transmissão da doença.

“Muitas vezes a pessoa está com o vírus e não tem nenhuma reação, não passa por nenhuma situação de risco, mas está contaminada. Então escolhemos os comerciantes para fazer um bloqueio, dando positivo, é claro que o comerciante ficará isolado e fechará por aquele tempo, e assim, teremos um bloqueio da transmissão do vírus no nosso município”, destacou o secretário de Saúde de Ipiranga do Piauí.

Publicidade

Derisvaldo Xavier explicou como foi feita a relação dos comerciantes. Segundo ele, o Centro da cidade foi escolhido devido a movimentação de pessoas ser maior.

“Nós fizemos a relação dos comerciantes do Centro, sendo que não temos condições de fazer de todos os comerciantes do município, mas escolhemos os do Centro, pois é neste local que temos a maior movimentação. Os fiscais Covid visitaram todos os comerciantes e o próprio comerciante fez a seleção de uma pessoa de cada comércio para ser testado”, pontuou.

Ainda de acordo com o secretário de Saúde de Ipiranga do Piauí, aqueles que já tomaram a vacina não puderam realizar o teste, pois pode haver alterações no resultado, sendo ineficaz na Busca Ativa.

De acordo com a Saúde de Ipiranga do Piauí, apenas uma pessoa testou positivo e está com o vírus ativo, outras sete pessoas testaram que já tiveram contato com o vírus, mas não o transmite mais.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS