Connect with us

GERAL

Saúde de Santana oferta exames gratuitos de mamografia para prevenção ao câncer

Publicado

em

A Prefeitura de Santana do Piauí, na gestão da prefeita Maria José de Sousa Moura (Progressistas), está promovendo durante dois dias, exames gratuitos de mamografia para prevenção ao câncer. A ação acontece através da Secretaria Municipal de Saúde, que instalou a ‘Carreta da Mamografia’ e tem como tema “Juntos nesta causa. Um elo de amor à vida”.

O primeiro dia da ação acontece nesta quarta-feira (24) e tem como público-alvo mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, que sejam residentes na sede do município.

Amanhã, quinta-feira (25), segundo dia das atividades, os atendimentos são para mulheres residentes na zona rural com a mesma faixa de idade.

Estão sendo ofertados na ocasião, atendimentos nutricional com a nutricionista Mônica Carvalho, e a prescrição de mamografias com Dr. Tales, bem como aferição de pressão arterial (PA) e glicemia com as técnicas de enfermagem da Unidade Básica de Saúde Isaac Borges.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Layrton Carvalho, a estimativa em quantidade de pessoas – mulheres – durante os dois dias de atendimentos, é de 150, sendo 75 em cada dia.

“Esse é um evento de suma importância que trata da saúde. A prefeita Maria José se preocupa muito com a saúde do município. São exames de mamografia que no período de outubro são intensificados para com a prevenção de câncer de mama. Além disso estamos com nossa equipe de saúde da família fazendo outros exames como a citopatologia, aferindo a glicemia, pressão arterial e atendimento nutricional”, destacou o secretário Layrton Carvalho.

Maria de Lourdes Jesus Santos, 61 anos, esteve realizando os exames de prevenção. Ela avaliou a ação e destacou que é muito importante.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_9043.jpg

“É muito bom e gosto de fazer porque a gente nunca sabe o que temos. São exames gratuitos e assim temos que aproveitar”, declarou Maria de Lourdes.

A prefeita Maria José enfatizou a necessidade das mulheres sempre realizar os exames durante todo o ano, independente do mês. “Nesse período de outubro e novembro devido às campanhas de prevenção ao câncer são intensificadas as ações de combate, mas é importante que durante todo o ano, independente dos meses, tanto as mulheres quanto os homens, estejam buscando a realização desses exames para evitar essa doença tão terrível”, alertou a prefeita de Santana do Piauí.

Prefeita Maria José em contato com a redação do Cidades na Net alerta para a realização frequente dos exames de prevenção ao câncer

Com o tema “Ame-se. Previna-se. A gente abraça essa causa” foram realizadas no último dia 16 de novembro, duas palestras sobre prevenção ao câncer de mama e colo de útero que acomete mulheres, e também sobre o câncer de próstata voltado para o público masculino. O evento aconteceu na comunidade Barro, situada na zona rural de Santana do Piauí.

VEJA MAIS FOTOS DESTA QUARTA-FEIRA

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS