Connect with us

GERAL

Saúde de Santo Antônio de Lisboa promove palestra sobre o aleitamento materno e cuidados com recém-nascidos

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio de Lisboa realizou na manhã desta terça-feira (31), na Câmara de Vereadores, uma palestra com gestantes e puérperas, que teve como objetivo destacar a importância da amamentação e cuidados para com o bebê.

A palestra foi ministrada pela coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, enfermeira Tânia Carvalho, em alusão ao Agosto Dourado, e contou com o apoio da Prefeitura na gestão do prefeito Dr. Karlão e da parceria da Secretarias Municipal de Assistência Social que é gerida pela secretária Kelvane Leal, representada pela assistente social, Michele.

Em contato com nossa redação, Tânia Carvalho explica que agosto é o mês que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação e, que, a cor “dourado” é referente ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Coordenadora da ESAF, Tânia Carvalho.

“Foi um momento importante e de muita interação. Discutimos a importância da amamentação tanto para a criança quanto para as puérperas. O leite materno é considerado a primeira vacina para o bebê porque é rico em nutrientes e ajuda no desenvolvimento e crescimento saudável. Ela fortalece o elo entre mãe e a criança e por isso é indispensável a amamentação. Tivemos uma manhã de muitas atividades”, frisou Tânia.

A secretária de Saúde, Marciana Regina, por telefone reforçou que as mães devem sempre priorizar o aleitamento materno para a vida saudável dos filhos. No atual período de pandemia, a gestora da pasta destacou alguns cuidados que devem ser tomados no momento, principalmente de amamentação.

Secretária de Saúde Marciana Regina e coordenadora da ESAF Tânia Carvalho

“É importante a higienização das mãos por pelo menos 20 segundos lavando com sabão ou utilizar álcool em gel 70% antes e após pegar no bebê, assim como também deve ter o cuidado com essa higiene ao manipular mamadeiras e bombas de leite e é importante evitar também que o bebê toque o rosto da mãe, especialmente na boca, nariz, olhos e cabelos”, alertou a secretária de Saúde de Santo Antônio de Lisboa.

No evento as gestantes receberam kits de enxoval, brindes e foram contempladas com café da manhã.

Em Santo Antônio de Lisboa, as gestantes realizam mais de seis consultas de pré-natal por meio do atendimento da Secretaria de Saúde.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS