Connect with us

GERAL

Saúde estima 5.500 casos de câncer em todo estado

Publicado

em

O Piauí tem uma estimativa que 5.560 casos de câncer  deverão ser diagnosticados ainda neste ano de 2014. O número foi divulgado  ontem (27)  na solenidade de lançamento do  Plano Estadual de Oncologia, no Palácio de Karnak, que prevê a descentralização do atendimento para cidades do interior.
Destes, 2890 casos serão em mulheres e 2670 em homens. No sexo feminino, a maioria será de câncer da mama, enquanto no masculino a prevalência será de câncer de próstata.A coordenadora de saúde da mulher da Secretaria da Saúde – Sesapi, Alzenir Moura Fé, apresentou o plano.
De acordo com dados da Secretaria, no ano passado foram diagnosticados 4019 casos de câncer no Estado do Piauí. O levantamento da Sesapi mostrou ainda que o câncer de mama é o mais diagnosticado. De 2008 a 2013 foram 3.242 casos. Deste total, 467 são pacientes vindos do Maranhão. Os tipos de câncer que mais matam no estado são pulmão, com mais de 10% dos casos, seguido da neoplasia maligna da próstata. Aparecem ainda mama e colo do útero.
Atualmente, apenas Teresina possui unidades de saúde credenciadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) para atender pessoas portadoras de câncer.
Dentro do planejamento estratégico para expansão da cobertura assistencial no Piauí, está prevista a implantação de uma Unidade de Alta Complexidade no município de Parnaíba, sede do Território da Planície Litorânea, uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia na cidade de Teresina, sede do Território Entre Rios, e outra em Picos, sede do Território de Guaribas, além de Bom Jesus.
A solenidade de lançamento do plano aconteceu no Palácio de Karnak com a presença dos secretários Mirócles Veras (Saúde), Freitas Neto (Governo), além dos prefeitos Firmino Filho (Teresina), Bom Jesus (Marcos Alves), Kléber Eulálio (Picos) e Parnaíba, através do prefeito Florentino Neto.
Para o secretário Mirócles Veras, a descentralização do serviço salvará mais vidas, além de dar qualidade no atendimento aos pacientes. “Eu tenho certeza que com um plano desses, nós iremos salvar muitas vidas. Vamos conseguir fazer o diagnóstico preventivo e evitar um óbito lá na frente. Com a descentralização da oncologia de Teresina haverá uma qualidade aos pacientes da região Norte e na região Sul”, disse. O Plano será submetido ao Ministério da Saúde para liberação de recursos.
Fonte: Diário do povo do Piauí
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS