Connect with us

Bocaina

Secretaria de Educação de Bocaina abre a Semana do Meio Ambiente com palestra

Publicado

em

Com o tema “Quem Ama, preserva. Preservar o meio ambiente é preservar a vida”, a Prefeitura de Bocaina através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta quinta-feira (02), às 07h, na Escola Municipal Urbano Leal, a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente.

Na ocasião foi anunciada a programação que conta com atividades escolares, e uma caminhada a ser realizada nesta sexta-feira (03) a partir das 07h, com saída da escola Urbano Leal.

Logo após abertura foi proferida uma palestra dentro do contexto com a engenheira Agrônoma, Naidia de Sousa Leal, da Secretária Municipal de Agricultura.

A solenidade reuniu as presenças da secretária municipal de Educação, Simone Grangeiro, coordenadoras da SEME, diretoras de escolas, membros do Conselho do Selo Ecológico, secretários municipais como, Edilberto Dantas (Saúde, Edvaldo Carvalho (Transporte e Obras), Ronyvon Silvino (Governo), Antônia de Abdias (Assistência Social), servidores, e alunos da referida escola.

A Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana do mês de junho. No dia 05 é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e foi. A semana de conscientização foi criada, no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981.

Segundo informou a secretária de Educação, Simone Grangeiro, um dos objetivos da Semana Nacional do Meio Ambiente é otimizar o uso de recursos naturais, como a utilização da água da chuva para regar as plantas e lavar locais de uso coletivo. Outro objetivo é implantar ações de coleta seletiva do lixo e estimular o uso de materiais recicláveis em atividades.

A gestora da Educação, destaca que todas as escolas da rede municipal desenvolvem projetos para serem trabalhados com seus alunos durante esse período.

De acordo com a secretária, o principal foco desse projeto é a conscientização para a preservação do meio ambiente e isso inclui a cidade, a zona rural, as matas, os rios, os lagos e tudo em volta. “É uma ação conjunta da prefeitura através do prefeito Erivelto Barros e demais secretarias que está sobre a coordenação da secretaria de Educação”.

Publicidade

Outro ponto destacado por Simone Grangeiro é a preservação e conservação da Barragem de Bocaina, que além de ser um ponto turístico é um grande manancial de água que tem contribuído pra a subsistência de muitas famílias. “A preservação é fundamental”, disse ela.

A engenheira Agrônoma, Naidia de Sousa Leal, na sua palestra falou sobre a importância da preservação do meio ambiente, e apontou os problemas enfrentados pela população., ocasião em que deu algumas dicas importantes que possa melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Para Naidia Leal, é importante repassar para todos os alunos sobre a conscientização e preservação do meio ambiente. Na palestra deu alguns conceitos relacionados ao tema como poluição, o lixo, o uso consciente, descarte correto, reciclagem, dentre outros.

Para a diretora da escola, Daiane Barros Vieira, esse momento é fundamental pois é uma oportunidade que os alunos tem de conhecer melhor o meio ambiente e começar trazer para si também a responsabilidade. “A escola Urbano Leal com o apoio do prefeito Dr. Erivelto Barros e da secretária de Educação Simone Grangeiro tem dado a sua contribuição”, falou a diretora.

 

“Esse projeto ele é muito importante tanto para a comunidade escolar como também para a comunidade em geral, pois essa é uma ideia que já vem sendo trabalhado há muito tempo aqui na escola, para que depois agente leve para a população de nosso município todo esse conhecimento adquirido, pois o meio ambiente está necessitando urgentemente da ajuda de todos”, frisou a diretora.

Veja mais imagens

Publicidade

Com informações do portal Agora ED.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS