Connect with us

Fronteiras

Secretaria de Meio de Ambiente de Fronteiras promove palestra sobre prevenção e combate à incêndios florestais

Publicado

em

A gestão do prefeito de Fronteiras, Eudes Agripino Ribeiro, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promoveu uma palestra na manhã desta quarta-feira (24), sobre incêndios e queimadas, ministrada pelo Corpo de Bombeiros. O evento aconteceu no Centro Administrativo.

O soldado, Afonso, do Corpo de Bombeiros, explicou que o evento faz parte do Ciclo de Palestras que ocorre em todo o Estado do Piauí e tem como finalidade conscientizar a população sobre a prevenção e o combate aos incêndios florestais.

“Não coloquem fogo ou se for colocar, pedir autorização para que não haja problemas como a gente teve nesse e em outros anos a cerca dos incêndios florestais de forma descontrolada e até mesmo criminosa”, orienta.

O soldado destacou que podem ocorrer várias punições em queimadas criminosas, dependendo do tipo de degradação gerada.

“Temos a Lei 9.605 de Crimes Ambientais que prevê pena de multa ou reclusão e também o Código Penal no Art. 250 que prevê a colocação de fogo de forma criminosa. Ao verificar alguém colocando fogo façam a denúncia para que essa pessoa seja punida, assim como também acionem a equipe do corpo de bombeiros através do telefone 193 para o controle das chamas e esse incêndio não seja propagado, causando várias destruições”, alerta.

Causas de incêndios

Na palestra foram destacados alguns fatores que contribuem para incêndios florestais, tais como: caça de animais silvestres; queimadas para limpar terrenos e fazer pastos; retirada de mel de forma rudimentar.

Os métodos de extinção do fogo repassados pelo palestrante são: retirada ou controle de material, resfriamento e abafamento. Após o combate ao fogo dever ser percorrido o perímetro para a procura de material incandescente, bem como conduzir este material para o meio da parte queimada, além do processo de vigília para evitar o reaparecimento de chamas.

Publicidade

Professor Eriveltho Ribeiro, secretário de Meio Ambiente de Fronteiras, fala sobre a finalidade do evento e a preocupação na preservação do Ecossistema.

“Nossa grande preocupação aqui é a questão das queimadas. Por ser cultural temos problemas com queimadas em roças, por vândalos, terrenos, entulhos. Nosso grande objetivo aqui é conscientizar a população e todos os representantes de diversos segmentos sobre a importância da contenção e o controle das queimadas que são muito nocivas. Ela vai matando o solo como também é um risco para todas as diversidades”, enfatizou.

“Estamos sempre empenhados com o reflorestamento e controle das nascentes. Em nome do prefeito Eudes agradeço a todos e espero que seja uma semente que estejamos plantando e floresça com grande intensidade”, pontuou o secretário de Meio Ambiente de Fronteiras.

José Genilson que é secretário de Educação destacou que a iniciativa é muito interessante.

“Fronteiras estava precisando urgentemente de pessoas comprometidas com o meio ambiente que ao longo do tempo estava sendo defasado. Nossos filhos e netos talvez não tivessem a oportunidade em ver como é o meio ambiente do jeito que estava indo com essas queimadas, sem nenhuma orientação. Quero agradecer pelo convite e oportunidade. Muito obrigado”, disse o secretário Genilson.

Facebook

MAIS ACESSADAS