Connect with us

Caridade do Piauí

Secretaria de Saúde de Caridade do Piauí realiza Busca Ativa para covid-19

Publicado

em

Caridade do Piauí, está entre os 141 municípios do Estado, que fez a adesão, junto à Secretaria Estadual de Saúde e Associação Piauiense de Prefeitos Municipais, (APPM), ao Programa Busca Ativa, do Governo do Estado. Essa parceria visa identificar pessoas possivelmente contaminadas pelo novo coronavírus.

A Prefeitura de Caridade do Piauí, através da  Secretaria Municipal  de Saúde, vem  realizando as ações do Programa Emergencial  Busca Ativa para covid-19,  com o objetivo de identificar pessoas que possam ter sido contaminadas pelo coronavírus, buscando rastrear os possíveis casos positivos no município e seus contatos.

Inicialmente, foram realizados pelas equipes de saúde do município, os testes nos profissionais de Saúde, em seguida, nos funcionários de serviços essenciais,  como farmácia, comércios, posto de combustível,  banco, casa lotérica,  e dando continuidade foi testado,  também, os contatos das pessoas que testaram positivo,  totalizando a realização de 40 testes no município até o momento.

Em paralelo, as atividades da  busca ativa,  a Secretaria de Saúde, vem dando continuidade ao trabalho de prevenção ao coronavírus,  aplicando as medidas de controle,  avaliando e testando os sintomáticos,  monitorando casos  positivos e seus contatos,  na busca do controle à disseminação do vírus em Caridade do Piauí.

O prefeito de Caridade, Antoniel Sousa, mais conhecido por ‘Toninho’,  informou que a Busca Ativa ajuda a identificar os casos positivos da covid-19, evitando assim a transmissão para outras pessoas.  O gestor se mostrou bastante preocupado com a situação do município,  e reforçou, que tomará todas as medidas necessárias para evitar que haja uma maior contaminação da população pelo vírus.

Publicidade

Segundo a secretária de Saúde, Tatiana Danuse, essa é mais uma ação que se soma a tantas outras já realizadas pelo município, para conter a disseminação do vírus em Caridade.  “É preciso identificar os novos casos de forma rápida e garantir o isolamento para evitar  mais contágio. Por isso, quem tem os sintomas deve procurar a saúde de imediato”, frisou a secretária, destacando a necessidade da população cumprirem o isolamento social, sendo esta a forma mais eficaz de prevenção da doença.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS