Connect with us

GERAL

Secretário discute regionalização da Saúde em Picos

Publicado

em

Desde esta segunda-feira, 25, foi realizado no Centro Diocesano de Picos o encontro que debate a regionalização da Saúde, uma das diretrizes do Plano Diretor de Regionalização (PDR), das macrorregiões do Estado do Piauí. O evento teve desfecho nesta terça-feira, 26, e reuniu secretários de saúde do território do Vale do Guaribas, do Vale do Canindé e do Vale do Sambito, além do secretário de Saúde do Piauí, Francisco Costa.

No Piauí são estabelecidas cinco macrorregiões de saúde: Parnaíba, Teresina, Bom Jesus, Floriano e Picos, definidas por critérios técnicos que visam à descentralização dos serviços de alta e média complexidade de Teresina.

Secretários do território do Vale do Guaribas, Canindé e do Sambito estiveram presentes - Foto: Antônio Rocha

Secretários do território do Vale do Guaribas, Canindé e do Sambito estiveram presentes – Foto: Antônio Rocha

 

Para o secretário de Saúde do Piauí, Francisco Costa, o processo de regionalização visa ampliar as ações de Saúde desenvolvidas no Piauí, sobretudo pelos esforços de buscar investimentos junto ao Governo Federal. “Com a aglomeração desses territórios, o nosso objetivo é definir o plano diretor de investimento para essa região. De modo que possamos, gradativamente, trazer novos recursos para investimentos em obras, aquisição de equipamentos e organização no fluxo de atendimento”, disse o secretário.

Publicidade

Durante encontro foi discutido o plano de ação para cinco áreas temáticas, a Rede Cegonha, Urgência e emergência, Atenção a pessoa com deficiência, doenças crônicas e atenção psicossocial. Além disto, foram definidos diretrizes que direcionem o trabalho dos profissionais já que atualmente o território Vale do Guaribas é composto por 42 municípios e com a nova composição passará a ter 62.

A nova divisão implicará em uma reorganização no sistema de saúde na cidade de Picos, sede do território Vale do Guaribas.

 

Riachão Net

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS