Connect with us

GERAL

Sem energia, alunos fazem provas usando luzes de celular no PI

Publicado

em

Os moradores da cidade de Buriti dos Montes, a 250 Km de Teresina, estão há um ano sofrendo com as constantes oscilações de energia, mas segundo a diretora da Unidade Escolar Antonio Deromi Soares, Jaqueline Marinho, a situação piorou nesta semana e para evitar que cerca de 150 alunos deixassem de fazer provas, os alunos foram obrigados a utilizar a iluminação de aparelhos celulares durante a aplicação de exame. Nem mesmo as lâmpadas de emergência conseguem iluminar as salas de aulas.

“Este problema é antigo, mas conseguíamos enfrentá-lo porque a energia ia embora e voltava minutos depois, mas há alguns meses, quando há interrupção no fornecimento de energia, a luz retorna depois de muitas horas. Chegamos por diversas vezes a suspender as aulas e mandar os alunos embora. Agora não podemos mais fazer isso porque senão vamos atrasar o calendário letivo. Nessa quarta-feira, os alunos fizeram provas de biologia e química usando a luz dos celulares, já que não poderíamos adiar a aplicação dos exames”, informou a diretora.

Os estudantes do turno da noite não são os únicos prejudicados, os alunos do turno da tarde estão frequentar as aulas de informática. Além disso, a diretora conta que os estudantes estão sofrendo com o calor porque os ventiladores e ar-condicionado não podem ser ligados.

Jovens estudam no escuro em escola do Piauí (Foto: Reprodução)
Alunos foram obrigados a fazer a iluminação da
sala com aparelhos celulares (Foto: Reprodução)

“Não adianta a Secretaria Estadual de Educação nos dar suporte para funcionar senão não temos condições de usar um computador para digitar uma declaração. A energia que chega à escola não suporta ligamos um computador. Uma subestação foi instalada para receber o sistema de refrigeração das salas de aula, contudo, ela não funciona porque não recebe energia que é fornecida pela Eletrobras”, reclamou.

Jovens estudam no escuro em escola do Piauí (Foto: Reprodução)
Estudantes do turno da noite são os mais
prejudicados (Foto: Reprodução)

Eletrobras responde
Segundo a Eletrobras, o problema da região não é isolado em Buriti dos Montes e o motivo é conhecido. “Estamos com um problema sério porque tem muitos consumidores que trabalham com lapidação de pedra e eles estão partindo motores de grande potência o que provoca um afundamento na tensão”, disse a nota da empresa.

A distribuidora disse já ter enviado uma equipe técnica para a região e constatado o uso incorreto da energia e que acionará o Ministério Público para que esse tipo de problema aos consumidores seja evitado.

Nota da Eletrobrás (íntegra)
O problema da região não é isolado em Buriti dos Montes e já é conhecido. Na região de Castelo, estamos com um problema sério porque tem muitos consumidores que trabalham com lapidação de pedra e eles estão partindo motores de grande potência o que provoca um afundamento na tensão.

Publicidade

A Empresa já enviou uma equipe técnica para a região e constatou o uso incorreto da energia. Ficou definido então que na próxima semana uma nova equipe irá até o município, acompanhada de um advogado que entrará com uma representação junto ao Ministério Público, para que esse tipo de problema aos consumidores seja evitado.

A Eletrobras Piauí informa ainda que tem investido na melhoria da qualidade da energia para a cidade de Castelo do Piauí e região. Para isso vem fazendo manutenções preventivas e corretivas onde já fez a limpeza de faixa de servidão da linha de transmissão que liga a subestação de Campo Maior até Castelo do Piauí, bem como a instalação de banco regulador de tensão, banco de capacitores e a inspeção de alguns consumidores de alta tensão da região.

Com a adoção dessas medidas a energia para a região teve uma sensível melhoria. Contudo o problema será resolvido definitivamente quando construirmos a linha de transmissão 69 KV que vai ligar à subestação de Altos a subestação de Castelo. Para tanto, o projeto básico para construir essa linha de transmissão e a ampliação da subestação de Castelo para passara a operar na tensão de 69 KV, será concluído e iniciado o processo de licitação em 15 dias, A previsão de conclusão de todo o processo licitação e construção das obras é de um ano.

Fonte: G1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS