Connect with us

GERAL

Sem verba, 31 abrigos mantidos pelo estado passam necessidade no Piauí

Publicado

em

Os 31 abrigos e casas de internação do Piauí mantidas pela Secretaria Estadual de Assistência Social (Sasc) passam por dificuldades financeiras e estão funcionando através de doações de voluntários e eventos beneficentes. Segundo o secretário da Sasc, George Mendes, há dois meses o governo não repassa a verba para a manutenção dos locais, causando o transtorno.

“Temos 31 unidades operacionais que falta tudo. Os abrigos e as casas de internaçãos precisam urgente de produtos de limpeza, alimentação e recursos para o pagamento de talões de água e energia. Os pagamentos estão em atraso, estamos operando com grande dificuldade por conta da falta de dinheiro”, disse.

Umas dessas instituições que está com o atendimento deficitário é o Lar Maria João de Deus, na Zona Norte de Teresina. George Mendes relatou que o teto do prédio ameaça cair e por isso foi feita uma obra emergencial, mas o trabalho não foi concluído por falta de pagamento para a empresa responsável pelo serviço.

“A empreiteira contratada em caráter de urgência teve que suspender os serviços por falta de pagamento da obra. O teto do abrigo, que no momento conta com 54 crianças, estava ameaçando cair e por isso a reforma é fundamental”, afirmou o secretário.

A diretora do Lar Maria João de Deus, Tâmia Térsia, informou que o abrigo que é para crianças de zero a 12 anos, possui dois veículos que ainda estão circulando devido a ajuda da comunidade. “Estamos passando sérias dificuldades e os carros da unidade só estão circulando porque temos algumas doações. Além disse temos um grupo de pessoas especiais, aquelas com alguma deficiência física ou mental”, relatou a diretora.

Publicidade

A dificuldade dos órgãos não é só estrutural, mas também funcional. “Estamos com dificuldade no abastecimento dos veículos, pois precisamos de carro a disposição para que o atendimento seja o ideal. Estamos tentando resolver isso junto às Secretarias de Fazendo e Administração”, explicou George Mendes.

São mantidos pela Sasc abrigos para idosos como a Vila do Ancião, Centro de Referência  e Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa (Cevi) e o Abrigo São José. Para as crianças são os centros de internação, o Lar da Criança e o Complexo da Defesa e Cidadania.

Crise econômica na adminstraçaõ estadual
Vem se acumulando os casos de atraso nos pagamentos para órgãos estadual e seus fornecedores. O G1 mostrou que carros de diversos órgãos estavam deixando de circular por falta de combustível e também pelo não pagamento do aluguel dos veículos. As dívidas em vários órgãos da adminstração se acumulam e até os bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa no Piauí (Fapepi) estão sem receber desde o mês de agosto.

O Liceu Piauiense, uma das maiores referências do Piauí na área de educação, está com as aulas suspensas depois que uma chuva alagou parte do prédio por conta de uma obra inacabada no teto. O corte de gastos chegou também à Polícia Militar, em que o comandante da  corporação, coronel Lídio Filho, determinou o corte de 60% nas despesas com combustível.

O governador do Piauí, Zé Filho (PMDB), convocou toda a imprensa para uma entrevista coletiva às 12h desta terça-feira (24) para “esclarecer quaisquer dúvidas sobre a situação geral do Estado”.

Publicidade

 

G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS