Connect with us

GERAL

Semar e Bombeiros reúnem-se para definir atuações contra queimadas

Publicado

em

A secretária de Estado do Meio Ambiente, Sádia Castro, reuniu-se, nesta segunda-feira (2), com o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, coronel Carlos Frederico para alinhar estratégias de combate às queimadas e condutas preventivas de proteção ao meio ambiente. A expectativa é que, com a atuação conjunta, consiga-se agir de forma mais incisiva em áreas emergenciais, em biomas como o cerrado e em áreas de proteção ambiental.

O comandante Carlos Frederico destacou que existem duas aeronaves de combate a incêndios florestais prontas a serem acionadas em situações mais extremas.

A secretária Sádia Castro reforça que a Semar está em alerta e disponível para a troca de informações. “Monitoramos diariamente os dados de focos de calor. Com esses dados disponibilizados pelo INPE, técnicos da Coordenação de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais da Semar checam essas detecções e proporcionando ataques iniciais rápidos evitando o alastramento do fogo”, afirma a gestora.

Focos de calor são dados capturados por satélites que normalmente são confirmados como incêndio ou queimadas. Um incêndio ou uma ocorrência podem gerar um ou vários focos de calor, dependendo da extensão da linha de fogo.

A Semar também entrou em contato com a Associação Piauiense de Municípios (APPM) a fim de que a entidade auxilie na preparação das cidades com maiores índices de foco de calor para que estas disponibilizem pessoal de apoio e caminhões pipa em eventuais ações.

Publicidade
Fonte: 180 graus com informações da Ascom
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS