Connect with us

GERAL

Sesapi vai distribuir 30 mil doses para iniciar vacinação de adolescentes com comorbidades

Publicado

em

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, informou em coletiva, na manhã desta quarta (15), que o governo vai distribuir 30 mil doses – a partir de amanhã – para iniciar a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. Levantamento da Sesapi aponta que o Piauí possui 541 mil adolescentes nessa faixa etária.

Segundo o secretário, 51 municípios no estado já iniciaram a vacinação dos adolescentes nessa faixa etária.

“A partir de amanhã, a gente distribui vacinas para todos os municípios. Com as outras remessas que vão chegar do Ministério da Saúde, vamos agilizar para ter todo esse público imunizado”, disse.

De acordo com a Sesapi, a distribuição das 30 mil doses é uma antecipação, visto que a pasta ainda não recebeu as doses do Ministérios da Saúde destinadas para a faixa etária. As doses de Pfizer foram separadas em uma dinâmica de organização dentro das remessas anteriores.

A vacinação segue os critérios do Plano Nacional de Imunização (PNI). Florentino explicou como será o cronograma de prioridade nesta faixa: 1) Adolescentes com deficiência permanente;2) Adolescentes com comorbidades;3) Gestantes e puérperas;4) Adolescentes privados de liberdade;5) Adolescentes em geral O secretário disse ainda que já informou ao presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque que já envia  amanhã os imunizantes para que a prefeitura inicie em Teresina a vacinação dos adolescentes .A expectativa é de que a vacinação seja iniciada neste final de semana. “Eu já informei que a FMS estará recebendo amanhã o quantitativo de vacinas para esse público, de 12 a 17 anos, com deficiência permanente, para que possa iniciar a vacinação das neste final de semana”, disse o secretário  

Publicidade

3ª dose 

Questionado sobre o início da aplicação da 3ª dose da vacina em idosos do Piauí, Florentino Neto repassou que aguarda a distribuição das doses pelo Ministério da Saúde.

“O Ministério informou que inicia a distribuição agora na segunda quinzena de setembro, vão distribuir a vacina da Pfizer para a vacinação dos idosos. Vamos aguardar para fazer a redistribuição”, ressaltou.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS