Connect with us

Francisco Macêdo

SISAR/PI cancela serviços de tratamento de água em Francisco Macedo. Veja nota de esclarecimento!

Publicado

em

O Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR/PI) emitiu nota de esclarecimento sobre o rompimento da parceria com a Prefeitura de Francisco Macedo e Associação Comunitária de Desenvolvimento de Francisco Macedo (ACDFM) para a execução dos serviços de tratamento de água.

Em nota, o órgão esclarece que o motivo deve-se ao fato da complexa problemática da má qualidade da água visto os altos custos dos equipamentos que se aproximam do valor de R$ 200.000 mil reais (Duzentos mil reais) necessários para tratamento dos índices de dureza e cloreto. De acordo com a nota, o tratamento adequado deve ser feito com equipamentos de osmose reversa.

Além disso, o SISAR/PI acrescenta que há um grande desafio em relação aos danos ao meio ambiente. Segundo afirmou, para cada 10 mil litros de água tratados, produziria 04 mil litros de rejeitos.

“Infelizmente não dispomos de recursos para custear esse equipamento inviabilizando a continuidade da parceria para a gestão do sistema de água. Realizamos todas as atividades previstas contando com o grande apoio de vossa senhoria na disponibilização de pessoal e maquinário para execução direta com nosso corpo técnico”, esclarece a nota enfatizando o apoio da gestão municipal do prefeito Nonato Alencar.


Veja a nota de esclarecimento do SISAR/PI

Publicidade

Diante disso o SISAR/PI iniciou o trabalho de desinstalação dos hidrômetros das residências.

De acordo com a Prefeitura, após a retirada dos medidores não haverá cobrança da tarifa de água. A parceria da gestão com o Sisar tinha como finalidade levar água tratada de boa qualidade para a população.

“O Sisar procurou a gestão na sexta-feira dia 20 de novembro para informar que não conseguiu liberação para usar a água da barragem e nem recurso suficiente para implantação do sistema de tratamento de água do poço de acordo com os padrões estabelecidos pelos órgãos de controle de qualidade como o Ministério da Saúde”, esclareceu a Prefeitura de Francisco Macedo.

Em busca de solução para tratamento de água adequado e fornecimento do recurso com qualidade para a população, a Prefeitura de Francisco Macedo encaminhou Ofício nº 123/2020 ao Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (IAEPI) solicitando providências e resolução.


Veja o ofício de solicitação da Prefeitura

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS