Connect with us

GERAL

Site divulga ilegalmente números de CPFs

Publicado

em

A página NomesBrasil hospedada no exterior tem causado revolta por permitirem acesso à diversos números de Cadastro de Pessoa Física (CPF) de brasileiros. A problemática que o site traz é o possível uso irregular dos dados por fraudadores.

O endereço numérico do site é 104.20.0.211, IP que está sob a proteção da americana CloudFlare. A empresa abrange mais de 1,3 milhão de endereços IP. Um acesso direto ao polêmico site pelo IP numérico, por exemplo, é interceptado pela CloudFare.

Mesmo não estando hospedado no Brasil e não indicar claramente qual empresa é responsável por ele, o propósito para a exibição dos dados e possuir termos de uso vagos levantam suspeitas quanto à legalidade da página.

 

Informações

Publicidade

Quando realizada a pesquisa, é possível visualizar detalhes específicos do nome como estatísticas, informações sobre homônimos, número do CPF e ocorrências desse nome ao longo do tempo.

O site Nomes Brasil pede que os seus usuários utilizem “conscientemente a fim de não ultrapassar o limite de pesquisas permitidas”. A contabilidade das consultas é feita através de “coockies”.

Foto: Gabriel Tôrres/CT

Mesmo fornecendo informações pessoais, o espaço não informa a fonte dos dados exibidos e nem a empresa responsável.

Petição Online

Publicidade

Uma petição online já recebeu mais de 120 mil assinaturas destinadas a Polícia Federal para tirar o site do ar. A petição também dá a dica para quem quiser denunciar ou reclamar individualmente através do e-mail [email protected].

 

Fonte: Com informações do O Globo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS