Sobe o preço do feijão, arroz e leite; IPC de junho registra aumento de 0,35%
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 27/07/16
Comments 0

Sobe o preço do feijão, arroz e leite; IPC de junho registra aumento de 0,35%

O Índice de Preços ao Consumidor calculado pela Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro), para o mês de junho de 2016, registrou variação positiva de 0,35%, em comparação ao mês de maio. Na composição deste índice, houve forte influência do grupo Saúde e Cuidados Pessoais (+1,48%), com os artigos relacionados à higiene e beleza.

Também contribuiu de forma decisiva para a alta geral, o reajuste aplicado na tarifa água e esgotamento sanitário (+9,57%), que juntamente com o aumento de preços impostos aos produtos de limpeza (+1,24%), fizeram com que a “inflação” do grupo Habitação fechasse o mês com alta média de 0,91%.

As quedas registradas no período foram percebidas nos grupos: Artigos de Residência (-0,22%) e Transportes (-0,36%). No primeiro, foram verificadas pequenas retrações nos preços de fogão e geladeira. E no segundo, em gasolina e álcool combustível, o que influenciou para a queda geral do grupo.

O preço da Cesta Básica, item fortemente influenciado por produtos de largo consumo popular, como é o caso do arroz, feijão e pão francês, custou ao teresinense, durante o mês de junho, R$ 333,29 e registrou queda de 0,47% em relação ao mês anterior.

Apesar da queda, dois itens que não faltam na mesa do teresinense aumentaram o preço. O feijão teve variação de +3,84% e o arroz ficou mais caro +1,66%. O feijão já acumula aumento de +16,29% em 12 meses.

O leite também continua subindo de preço e em junho registrou aumento de +1,37% (leite pasteurizado longa vida). De uma forma geral, o Grupo Alimentação aumentou + 10,23% nos últimos seis meses e +17,72% nos últimos 12 meses.

Acesse aqui o boletim.

O Olho

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Vila Nova do Piauí

Saúde realiza semana de mobilização contra o Aedes Aegypti em Vila Nova do Piauí; fotos

A Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí, que tem gestor, Edilson Edmundo de Brito, por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com a Secretaria de Educação, realizaram

GERAL

Comissão alerta sobre o número de acidentes de trânsito no Piauí

Em maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020), na qual os governos de todo o mundo se comprometem

GERAL

Luiz Fux é eleito presidente do STF e assume em setembro

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi eleito presidente da Corte pelos próximos dois anos. A eleição é realizada pelos próprios integrantes do Supremo. Foram dez votos