Connect with us

GERAL

Sobe o preço do feijão, arroz e leite; IPC de junho registra aumento de 0,35%

Publicado

em

O Índice de Preços ao Consumidor calculado pela Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro), para o mês de junho de 2016, registrou variação positiva de 0,35%, em comparação ao mês de maio. Na composição deste índice, houve forte influência do grupo Saúde e Cuidados Pessoais (+1,48%), com os artigos relacionados à higiene e beleza.

Também contribuiu de forma decisiva para a alta geral, o reajuste aplicado na tarifa água e esgotamento sanitário (+9,57%), que juntamente com o aumento de preços impostos aos produtos de limpeza (+1,24%), fizeram com que a “inflação” do grupo Habitação fechasse o mês com alta média de 0,91%.

As quedas registradas no período foram percebidas nos grupos: Artigos de Residência (-0,22%) e Transportes (-0,36%). No primeiro, foram verificadas pequenas retrações nos preços de fogão e geladeira. E no segundo, em gasolina e álcool combustível, o que influenciou para a queda geral do grupo.

O preço da Cesta Básica, item fortemente influenciado por produtos de largo consumo popular, como é o caso do arroz, feijão e pão francês, custou ao teresinense, durante o mês de junho, R$ 333,29 e registrou queda de 0,47% em relação ao mês anterior.

Apesar da queda, dois itens que não faltam na mesa do teresinense aumentaram o preço. O feijão teve variação de +3,84% e o arroz ficou mais caro +1,66%. O feijão já acumula aumento de +16,29% em 12 meses.

Publicidade

O leite também continua subindo de preço e em junho registrou aumento de +1,37% (leite pasteurizado longa vida). De uma forma geral, o Grupo Alimentação aumentou + 10,23% nos últimos seis meses e +17,72% nos últimos 12 meses.

Acesse aqui o boletim.

O Olho

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS