GERAL

Sobe para 13 o número de famílias desabrigadas após cheia do rio Longá, em Esperantina

Publicado

em

Mais três famílias tiveram que ser retiradas de suas casas na cidade de Esperantina, no Piauí, nesse domingo (3). O rio Longá, que banha a cidade, chegou à cota de inundação na última sexta-feira (31).

Segundo a Prefeitura de Esperantina, até agora são 13 famílias, 46 pessoas, que tiveram de ser resgatas e levadas para escolas ou casas de familiares, porque a água do rio invadiu as casas.

O rio atingiu o nível de inundação na sexta e no sábado (1) chegou a 7,74m de profundidade, o nível mais alto do período. O nível de inundação permaneceu até a noite de domingo (2), e na manhã de segunda (3), voltou para o nível de Alerta.

O Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba, do Serviço Geológico Brasileiro, monitora o nível dos rios no estado. Nesta segunda (3), o órgão e informou que o rio Longá saiu da cota de inundação, em que havia chegado na sexta-feira.

Nesta segunda (3), o rio estava com 7,35m profundidade, 5 centímetros abaixo da cota de inundação. Mas a tendência é de que o nível da água baixe nas próximas horas. Mesmo assim, deve permanecer em cota de Alerta.

Publicidade

Cachoeira do Urubu interditada

Passarela da Cachoeira do Urubu, em Esperantina (PI), é interditada após cheia do rio Longá. — Foto: Defesa Civil/ Prefeitura de Esperantina

Por conta do nível de inundação, a passarela sobre a Cachoeira do Urubu, popular ponto turístico da cidade, teve de ser interditada.

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e da Defesa Civil de Esperantina avaliaram que a travessia tornou-se arriscada com a cheia do rio Longá.

“Realmente está muito arriscado. Tem umas madeiras [da passarela] que estão estragadas e fica muito complicado”, comentou Raimundo Machado, coordenador da Defesa Civil de Esperantina.

Demais rios

Sede da prefeitura de Barras do Marataoan, no Piauí, com rio Marathaoan ao fundo. — Foto: Divulgação/ Prefeitura de Barras

Ainda segundo o Serviço Geológico Brasileiro, os rios Parnaíba, na cidade de Luzilândia, e Marathaoan, em Barras, também estão no nível de Alerta.

A situação é mais grave em Barras, onde o rio Marathaoan tem, no momento, 4,15m de profundidade, apenas 4 centímetros distante do nível de inundação (quando o rio transborda e invade áreas secas). A tendência para as próximas 8 horas é de que o nível do rio suba pelo menos 1 centímetro.

Em Luzilândia, o rio Parnaíba está com 5,26m de profundidade nesta segunda-feira (3), 44 centímetros abaixo da cota de inundação. A tendência no momento é que o nível baixe nas próximas horas, e permanece em estado de Alerta.

Publicidade

Fonte: G1 Piauí

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile