Connect with us

GERAL

Sobe para 468 o número de famílias desabrigadas em Teresina devido às chuvas

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdef) informou, nesta segunda-feira (10), que Teresina está com 468 famílias desabrigadas, ou seja, cerca de 1.800 pessoas afetadas, devido às chuvas que atingem a cidade. Até sábado (8), eram 452 famílias que estavam desabrigadas.

A secretaria informou que 420 estão em casas de familiares ou amigos e fazem parte do programa “Cidade Solidária”, que auxilia no custeamento das despesas. As outras 48 estão em escolas da rede municipal.

Situação das famílias desabrigadas:

  • 27 famílias estão na Escola Municipal Iolanda Raulino, no bairro Poti Velho;
  • 14 famílias estão na Escola Municipal Domingos Afonso, no bairro Mafrense;
  • 7 famílias estão na Escola Municipal Dilson Fernandes, no bairro São Joaquim;
  • 420 famílias estão na residência de amigos e familiares.

“Continuamos alertas e com equipes de plantão para atender todas as solicitações. Nossos profissionais da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros permanecem na base da escola Dilson Fernandes, na região do São Joaquim, na Zona Norte de Teresina”, afirmou o secretário da Defesa Civil, Carlos Ribeiro.

A população enfrenta problemas relacionados principalmente ao escoamento da água da chuva. A maior parte das famílias afetadas residiam na Zona Norte de Teresina, na região do bairro Mafrense e São Joaquim.

Segundo a secretaria, todas as famílias estão sendo atendidas pelas SAAD’s (Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas), Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI) e a Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Publicidade

Em caso de emergência

Em situações emergenciais ou em casos de dúvidas, o cidadão pode ligar para o telefone de emergência 199 da Defesa Civil ou para telefone fixo (86) 3223-7366. O atendimento via telefone é 24 horas, todos os dias da semana.

Previsão do tempo

Teresina já esteve em situação de alerta laranja, com previsão de chuvas intensas, mas agora a cidade está em alerta amarelo, com previsão de chuvas isoladas, mas com menos intensidade, segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) .

Nível dos rios

Em Teresina o nível atual do rio Parnaíba é de 5,40 m, abaixo da cota de alerta, que é de 5,50 m, sendo prevista uma pequena elevação do nível nas próximas horas para 5,43 m. A cota de inundação da cidade é de 6,87 m.

A cota atual do rio Poti, aferida na estação Fazenda Cantinho II, zona rural de Teresina, é de 2,62 m, devendo reduzir o nível nas próximas horas para valores em torno de 2,49 m, e mantendo-se em situação de normalidade.

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS