Connect with us

Caridade do Piauí

Social de Caridade do Piauí realiza campanha de prevenção e combate à violência doméstica

Publicado

em

A informação é um importante aliado  neste momento de combate ao Coronavírus e aos efeitos da pandemia de Covid-19, mas o isolamento, não impede o enfrentamento a violência doméstica e familiar contra a mulher, que não perde o direito de denunciar o agressor e de solicitar medidas protetivas.

Nesse sentido, o município de Caridade do Piauí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social-SEMAS e o Centro de Referência de Assistência Social-CRAS,  desenvolveram a campanha de prevenção e combate à Violência Doméstica, em alusão ao Agosto Lilás.

A campanha, Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica,  visa ajudar quem precisa, e mostra que Caridade, também está atenta aos sinais. Basta um “X” vermelho feito com batom ou qualquer outro material, na palma da mão e vai estar acionando alguém para fazer a denúncia

A ação tem ainda o intuito de ajudar mulheres que tem vivido situações de violência e ao mesmo tempo orientar a população sobre as redes de apoio e as formas de denúncia silenciosa.

A campanha tem como objetivo geral, alertar a comunidade sobre essa forma de violência por meio de informações e viabilizar meios de prevenção e combate, através das redes de apoio existentes no município, bem como apoiar e encorajar as vítimas a denunciar os seus agressores.

Publicidade

Segundo a secretária de Assistência Social, Janikely Araújo Bento, o momento atual é de bastante fragilidade da sociedade, mas também de uma percepção enorme de mais solidariedade entre todos. “Os casos de violência doméstica tem crescido e em um período como esse, é importante que  a gente reforce essa mensagem e convoque toda a sociedade a abraçar essa causa”, frisou.

Considerando a Portaria nº 86, de 1º de junho de 2020, que aprova recomendações gerais para o atendimento as mulheres em situação de violência doméstica e familiar, a Secretaria  de Assistência Social de Caridade do Piauí, e todos os setores a está vinculado se mobilizou  durante todo o  mês de agosto com a campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica.

Tendo em vista, a necessidade de mobilizar a sociedade para a prevenção e combate à violência doméstica o município, a pasta realizou os dias ‘D’ da campanha, que aconteceu em 27 e 28 de agosto. No atual contexto da pandemia o órgão gestor da Assistência Social é elemento  central para a organização e implementação das ações necessárias no âmbito do SUAS para a proteção de mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Na quinta-feira, 27, foram realizados mobilizações nas redes sociais, e nas principais ruas, através de carro de som com a música  tema da campanha, além de uma entrevista com a psicóloga Gilka Mary, na rádio cidade FM, onde abordou sobre a violência doméstica .

No dia 28, a psicóloga Gilka Mary, repassou orientações a população sobre o tema abordado na campanha, bem como a equipe CRAS fixou cartazes nos espaços públicos e pontos comerciais, além de fazer panfletagem nas suas da cidade.

As ações foram desenvolvidas pela equipe técnica da pasta, a secretária de Assistência Social, Janikely Araújo Bento, coordenação-Valdey da Silva Carvalho e Ivonquésia de Araújo Bento, técnicas de referência- Cleineilda Xavier dos Santos e Gilka Mary Alves.

Publicidade

Mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS