Connect with us

GERAL

Sussuapara atinge indicadores de desempenho do Previne Brasil e alcança a 12ª posição do ranking no Piauí

Publicado

em

O município de Sussuapara mais uma vez é destaque na saúde a nível estadual. Entre os 224 municípios do Piauí, Sussuapara alcançou a 12ª posição no ranking do programa Previne Brasil referente ao 3º Quadrimestre 2022 – Q3. Em toda a Região Nordeste, a cidade piauiense ocupa a 69ª posição.

O prefeito Dr. Naerton Moura (foto em destaque) agradeceu a todos os profissionais de saúde responsáveis pela conquista.

“É motivo de orgulho mais uma vez termos a cidade de Sussuapara como destaque no Previne Brasil. Isso mostra a capacidade e competência que nossos profissionais têm. Quero aqui desde já agradecer a todas as equipes pelo empenho e dedicação e a secretária Rayla que vem fazendo um grande trabalho”, declarou Narton.

A secretária de Saúde, Rayla Nascimento, destaca que o mérito é da equipe multidisciplinar e do prefeito Dr. Naerton Moura que sempre está atento, dando condições de trabalho.

“O resultado é fruto de trabalho em equipe, enfermeiros, médicos, dentistas, agentes de saúde, técnicos de enfermagem, de toda as equipes das unidades de saúde, porque grande parte do trabalho foram eles que fizeram. O mérito é deles com o apoio integral do prefeito Naerton Moura e por mim”, destaca. “Tivemos oficinas para melhorar os atendimentos das equipes. Tivemos maior chamamento em relação a prevenção, e temos uma preocupação muito grande com vacinas”, concluiu Rayla.

Enfermeiras coordenadoras de postos juntamente com a psicóloga e a secretária Rayla – Foto: Arquivo pessoal

Previne Brasil

O Previne Brasil é um modelo de financiamento da Atenção Primária que traz uma série de novos critérios para que o município garanta o recebimento de recursos federais.

Publicidade

O objetivo do programa é promover grande reestruturação na forma que o Governo Federal distribui recursos para os municípios, tendo impacto direto na forma como são enviados os recursos para os cuidados básicos em saúde, visando alcançar a população brasileira de maneira cada vez mais justa.

O resultado referente ao terceiro quadrimestre de 2022, tem como base os sete indicadores que avaliam o desempenho e a qualidade dos serviços oferecidos pelos municípios à população. São eles: Pré-natal (Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª (primeira) até a 12ª (décima segunda) semana de gestação; Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado); Saúde da Mulher (Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS); Saúde da Criança (Proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenza tipo b e Poliomielite inativada) e Condições Crônicas (Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre e Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre).

No ano passado, no segundo quadrimestre de 2022 de acordo com a secretária Rayla, o ISF de Sussuapara obteve nota 9,7 com percentual de 97,7%

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS