TCE/PI lança aplicativo para estimular alunos e professores a fiscalizarem as escolas públicas
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 26/06/19

TCE/PI lança aplicativo para estimular alunos e professores a fiscalizarem as escolas públicas

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) vai lançar, nesta quarta-feira (26), o aplicativo “Piauí na Ponta do Lápis”, que objetiva incentivar a fiscalização e a melhoria na qualidade da educação piauiense com a participação de alunos, professores, servidores, gestores e da comunidade em geral. A solenidade será no auditório do TCE/PI , a partir das 9 horas.

O “Piauí Na Ponta do Lápis” trabalha em três frentes de atuação: na fiscalização, na gestão e na formação. Na área da gestão um dos destaques é a utilização do aplicativo em smartphones , que estimula o controle social.

Com o aplicativo “Piauí na Ponta do Lápis”, alunos, professores, funcionários e o cidadão em geral poderão responder questionários sobre a qualidade do serviço prestado pelas escolas públicas, podem informar sobre os problemas existentes, como na estrutura do banheiro, biblioteca ou da sala de aula, por exemplo, incluindo o envio de fotos.

Dessa forma, a comunidade escolar ficará mais próxima dos gestores da educação pública buscando soluções para os problemas do cotidiano nas unidades de ensino. Isso permitirá que os gestores possam adotar as providências de forma mais rápida e eficiente.

O chefe da Divisão de Fiscalização da Educação do TCE/PI, Gilson Araújo, explica que o programa também permitirá que Tribunal atue de forma mais assertiva na fiscalização buscando a melhoria na qualidade da educação no Estado e nos municípios.

Durante o lançamento na quarta (26), serão ministradas as palestras “Na Ponta do Lápis – A Escola na Formação, o Tribunal na Fiscalização”, pela servidora do TCE/MG, Naila Garcia Mourthé, e “A Concretização do Direito Fundamental à Educação: Dever de Todos”, pelo conselheiro Cézar Miola, do TCE/RS.

Escolas

O TCE/PI também vai lançar o aplicativo em duas escolas públicas: na quinta-feira, dia 27, a partir das 8h30, o aplicativo será apresentado para estudantes, professores e gestores Escola Estadual Ceti João Henrique, no bairro Morada Nova, em Teresina.

E na sexta-feira, dia 28, será a vez da ferramenta ser apresentada na Escola Dr. Milton Saldani Afonso, em Campo Maior.

O Programa na Ponta do Lápis foi desenvolvido pelo TCE de Minas Gerais e foi disponibilizado ao TCE/PI através de um acordo de Cooperação Técnica.

Conheça e baixe o aplicativo
http://www.tce.pi.gov.br/napontadolapis/

Fonte: TCE


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

GERAL

Governo vai doar ao SUS 30% da arrecadação com multas de trânsito

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (24), um projeto de lei que visa destinar 30% da arrecadação com multas de trânsito ao Sistema Único de Saúde (SUS). O texto segue

GERAL

UFPI de Picos recepciona quarta turma de Medicina

A Universidade Federal do Piauí, campus de Picos, recepcionou, nesta segunda-feira (05), a quarta turma do curso de medicina, composta por estudantes não apenas de Picos ou do Piauí, mas

GERAL

Microônibus capota no interior do PI e 13 passageiros ficam feridos

Um microônibus capotou na manhã desta quarta-feira (22) na PI-113 quando seguia de Cabeceiras para Teresina, Norte do Piauí. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o veículo capotou após perder