Connect with us

GERAL

Temperatura no Estado chega a 41°C com umidade de 25%; outubro será mais quente

Publicado

em

umidade relativa do ar em Teresina já exige a atenção dos munícipes. De acordo com a meteorologia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), as temperaturas máximas esta semana devem chegar a 41ºC no Piauí e 39ºC na capital. A umidade do ar também está crítica, chegando a mínimas de 25% na capital.

De acordo com Sônia Feitosa, meteorologista da Semar, a situação é uma associação da rotação da terra, localização geográfica do solo e das massas de ar seco que partem do continente. “Principalmente a posição geográfica, pois estamos mais próximos da linha do equador. O movimento de translação da terra também contribui para o clima quente, movimentando as massas de ar seco”, explica.

O calor contribui para o tempo seco. “Está realmente muito quente e seco. A expectativa é de temperaturas altas durante todo o mês de setembro, com picos em outubro. Após a segunda quinzena de outubro é que pode melhorar um pouco. Tudo vai depender das condições climáticas, mas as altas temperaturas influem nisso”, acrescenta a meteorologista.

O tempo seco, no entanto, melhora a sensação térmica. “Quando o ar está seco, venta melhor. Quando o ar está úmido, fica aquela sensação abafada. A questão da sensação térmica está muito ligada em qual local a pessoa está. Se em área sombreada ou no meio do sol, por exemplo”, define Sônia Feitosa.

Para esta quarta-feira, em Teresina, as temperaturas máximas chegam a 40ºC, com umidade mínima de 38%. Ao longo da semana o tempo deve ficar mais seco e chegar em índices menores. Neste caso, é importante redobrar os cuidados com a hidratação

Publicidade

Fonte: Meio Norte

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS